Browsing by Author "Vicente, Margarida Carreira"
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- Explorar a natureza em dias de chuva: perspetivas das crianças, educadora e famíliasPublication . Vicente, Margarida Carreira; Toledo, LeonorAtualmente, as crianças passam pouco tempo a brincar na natureza, sendo que, com a chegada do inverno o tempo passado no exterior é mais reduzido (Neto, 2020; Erickson e Ernst, 2011). Segundo Neto (2020) menciona que ‘’A criança saudável tem os joelhos esfolados’’, corre riscos e relaciona-se com a natureza. A partir destas premissas, parti para a realização de uma investigação no contexto de Jardim de Infância, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II. Fui integrada como estagiária num grupo de 14 crianças dos 3 aos 6 anos, numa organização socioeducativa situada no centro de Lisboa. Na primeira parte do relatório é apresentada a caracterização do contexto, sendo esta fundamental para definir as intenções para a ação educativa apresentadas no capítulo seguinte. A segunda parte do relatório contempla a investigação realizada para responder à questão que emergiu da observação do contexto. Assim, os três objetivos da investigação são: (i) compreender os fatores envolvidos na alteração das rotinas das crianças ao ar livre, quando surge o inverno; (ii) compreender as vantagens e desvantagens de explorar a natureza no inverno, na perspetiva de três atores: as crianças, as famílias e a educadora; (iii) identificar as conceções da equipa educativa, das famílias e das crianças sobre brincar na natureza no inverno. Para dar resposta a estas perguntas, adotei uma metodologia qualitativa, seguindo as diretrizes do método do estudo de caso. Quanto às técnicas para a recolha de dados, recorri à observação participante, análise documental, inquérito por questionário e inquérito por entrevista. Através da investigação, concluí que brincar na natureza durante o inverno não é uma prática comum para as crianças em Portugal, sendo que as suas rotinas são alteradas nessa estação do ano. Porém, todos os intervenientes concordam que brincar no inverno é possível e tem vantagens para as crianças a diversos níveis. Por fim, o relatório inclui a construção da minha profissionalidade docente como Educadora de Infância, onde reflito sobre as aprendizagens e os valores em que acredito para a minha prática futura.