Browsing by Author "Teixeira, Bruno Miguel Alves"
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- Comparação das emissões de gases com efeito de estufa de veículos elétricos a baterias e veículos elétricos a pilha de combustível usando análise do ciclo de vidaPublication . Teixeira, Bruno Miguel Alves; Sousa, Jorge Alberto Mendes de; Lagarto, João Hermínio NinitasEsta dissertação tem como objetivo a comparação das emissões de gases com efeito de estufa de veículos elétricos a baterias (BEV) e veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV), utilizando como exemplos o Tesla® Model 3 e o Toyota® Mirai respetivamente, tendo como base deste estudo o ciclo de vida de cada um dos veículos. Assim sendo, nesta dissertação realizou-se uma pesquisa teórica acerca do ciclo de vida de cada um dos veículos, tendo sido definidas fronteiras para cada ciclo. Definidas as fronteiras, realizou-se o inventário dos veículos que permitirá estudar cada fase do ciclo de vida destes. Desta forma, ocorre a necessidade de realizar um estudo acerca dos componentes principais de cada veículo e qual o seu papel no que diz respeito às emissões de gases com efeito de estufa. Tendo determinado os ciclos de vida de cada veículo, definiu-se como base para o estudo o sistema energético português, porém, apenas se consideraram as percentagens de energia produzida através de fontes renováveis. Recorrendo ao programa GREET®, foram realizadas simulações para ambos os veículos de forma a comparar as emissões de gases com efeito de estufa durante o seu ciclo de vida. Como resultados obtidos verificam-se emissões de 0,017 kgCO2e/km para os FCEV e 0,029 kgCO2e/km para os BEV, o que indica que os FCEV, no global do seu ciclo de vida, serão menos poluentes no que diz respeito à emissão de gases de efeito de estufa, comparativamente aos BEV. Ao comparar estes valores com a meta da União Europeia onde se define que os veículos novos ligeiros de passageiros não deverão emitir a partir de 2030 mais do que 0,0594 kgCO2e/km, é possível concluir que os veículos em estudo cumprem a meta estabelecida, sendo o FCEV menos poluente comparativamente ao BEV, tendo em conta o sistema energético utilizado na simulação.