Browsing by Author "Taborda, Rui"
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- Boulder deposition during major tsunami eventsPublication . Costa, Pedro J. M.; Andrade, Cesar; Freitas, Maria C.; Oliveira, Maria A.; da Silva, Carlos M.; Omira, Rachid; Taborda, Rui; Baptista, Maria Ana Carvalho Viana; Dawson, Alastair G.A remarkable accumulation of marine boulders located above the present spring tide level has occurred in two coastal lowlands of the Algarve (Portugal). The size-interval of the particles studied here is seldom reported in the literature in association with extreme events of coastal inundation, thus making this study of relevance to many other coasts worldwide. The spreads of boulders extend several hundred meters inland and well beyond the present landward limit of storm activity. The marine origin of the boulders is demonstrated by well-developed macro-bioerosion sculpturing and in situ skeletal remains of endolithic shallow marine bivalves. The good state preservation of the fossils within the boulders indicates that abrasion duringtransport and redeposition was not significant. We envisage boulder deposition as having taken place during the Lisbon tsunami of ad 1755 through the simultaneous landward entrainment of coarse particles from nearshore followed by rapid shoreward suspended-dominated transport and non-graded redeposition that excluded significant sorting by weight or boulder dimensions. We use numerical hydrodynamic modeling of tsunami (and storm) waves to test the observational data on boulder dimensions (density, size, distribution) on the most likely processes of sediment deposition. This work demonstrates the effectiveness of the study of boulder deposits in tsunami reconstruction. Copyright (C) 2011 John Wiley & Sons, Ltd.
- Desenvolvimentos iniciais do projeto To-SEAlert: galgamento e inundação em zonas portuárias e costeirasPublication . Fortes, Conceição; Reis, Maria Teresa; Santos, João Alfredo; Poseiro, Pedro; CAPITÃO, RUI; Pinheiro, Liliana; Lemos, Rute; Fonseca, Ana; Barateiro, José; Serrazina, Vera; Craveiro, João; Ferreira, José Carlos; Duarte, Cláudio Macedo; Andriolo, Umberto; Taborda, Rui; Silva, Ana; Lara, JavierO desenvolvimento de capacidade para prever a agitação marítima ao nível das bacias oceânicas com alguns dias de antecedência estimulou o aparecimento de sistemas informáticos para previsão dos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias. O HIDRALERTA é um desses sistemas: partindo das características da agitação marítima ao largo e utilizando modelos numéricos para a propagação da agitação marítima estima os parâmetros relevantes da agitação marítima para a avaliação do galgamento e do espraiamento quer em zonas portuárias, quer em zonas costeiras. O projeto de investigação e desenvolvimento To-SEAlert financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolvendo o LNEC, a FCiências.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL pretende melhorar as funcionalidades daquele sistema no que se refere às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo aquele fenómeno. Esta comunicação pretende descrever o racional que justifica a existência do projeto, as tarefas em que o mesmo foi dividido e os principais resultados esperados.
- Projeto To-SEAlert. Desenvolvimentos recentesPublication . Zózimo, Ana Catarina; Fortes, Conceição; Santos, João Alfredo; Pinheiro, Liliana; Lemos, Rute; CAPITÃO, RUI; Fonseca, Ana; Roque, D.; Taborda, Rui; Silva, Ana; Serrazina, Vera; Craveiro; Reis, Maria Teresa; Andriolo, Umberto; Ferreira, José Carlos; Jóia Santos, C.O projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusão de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fiável e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satélite e de vídeo, de modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência, para melhorar a eficiência e a confiança no sistema, bem como proporcionar a sua validação. Este projeto tem como objetivo principal a implementação de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do protótipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validação do protótipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de vídeo-monitorização, o teste de modelos numéricos para o cálculo do galgamento, e a implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências do risco.