Browsing by Author "Sousa, Liliana B."
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- Avaliação do potencial empreendedor: o Índice de Empreendedorismo de CarlandPublication . Piteira, Margarida; Cebola, Marisa; Mónico, Lisete; Sousa, Liliana B.; Parreira, PedroA avaliação do potencial empreendedor tem sido alvo de investigação ao longo dos anos. O Índice de Empreendedorismo de Carland (Carland Entrepreneurship Index, CEI) foi desenvolvido com o intuito de quantificar o potencial empreendedor dos indivíduos, situando o indivíduo num continuum de empreendedorismo, em função da maior ou menor presença das características avaliadas. Esta medida do potencial empreendedor envolve: (i) traços de personalidade; (ii) propensão para a inovação; (iii) propensão para o risco; e (iv) a postura estratégica do empreendedor. Considerando o empreendedorismo como uma área transversal a diferentes contextos socioeconómicos, o CEI revela ser um instrumento versátil, tendo sido utilizado numa multiplicidade de estudos, que tentam compreender e explicar o empreendedorismo de uma forma mais pragmática e aplicada, particularmente no que diz respeito à identificação e exploração do potencial empreendedor dos indivíduos.
- Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico portuguêsPublication . Mónico, Lisete; Sousa, Liliana B.; Cebola, Marisa; Proença, Sara; Paiva, Teresa; Parreira, PedroA promoção da educação para o empreendedorismo constitui uma prioridade estratégica em matéria de políticas de ensino e formação na União Europeia, sendo reconhecida como um instrumento capaz de contribuir para estimular a inovação, a produtividade e a competitividade e para prevenir o desemprego, condições fundamentais para a promoção de um crescimento económico sustentado. Neste contexto, a compreensão das características e traços de personalidade do indivíduo empreendedor tem sido objeto de investigação. Os fatores de natureza motivacional e comportamental, bem como as variáveis educacionais e de contexto, têm sido igualmente foco de diversos estudos sobre a compreensão do indivíduo empreendedor. Assim, no âmbito do projeto PIN/Poliempreende, nomeadamente no seu concurso, foi administrado um instrumento de medida a uma amostra de 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português, visando a mensuração das motivações empreendedoras, da percepção de existência de apoios ao empreendedorismo, da autoeficácia e do potencial empreendedor. Os resultados traduzem bons níveis de potencial empreendedor nos estudantes portugueses, associados a uma valorização do aprender a ser empreendedor. Os dados foram analisados por área científica e advertem para a necessidade de dar continuidade aos programas de apoio e incentivo ao empreendedorismo no ensino superior português, que visem dotar os estudantes de competências empreendedoras.