Browsing by Author "Sousa, Daniela Sofia Costa"
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- Estratégias para um processo participado e cooperadoPublication . Sousa, Daniela Sofia Costa; Friães, RitaO presente documento visa apresentar de forma fundamentada e reflexiva todo o percurso vivenciado no âmbito da minha Prática Profissional Supervisionada (PPS II) que ocorreu ao longo de aproximadamente quatro meses, numa sala de jardim de infância, com um grupo de 25 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade. Desta forma, procedi à caracterização do contexto socioeducativo, fundamental para conhecer o grupo de crianças, as famílias, a equipa e o contexto. Posteriormente, defini as minhas intencionalidades para com os intervenientes e comecei a delinear o meu plano de ação, tendo sempre uma atitude reflexiva durante todo o percurso. Ao longo da PPS II, pude comprovar a existência de uma prática de participação efetiva das crianças no processo educativo, nomeadamente na planificação, avaliação e gestão da rotina diária e do grupo. Sendo uma temática cada vez mais assídua nas reflexões sobre a criança, surge um interesse em compreender as estratégias utilizadas pela equipa no sentido de promover um clima de participação em que a voz e as ações das mesmas são valorizadas e tidas em conta. A investigação realizada foi conduzida através da metodologia de Estudo de caso, que se caracteriza por se de natureza qualitativa ou interpretativa, embora possa compreender a combinação de dados qualitativos e quantitativos, tal como o estudo apresentado, que se caracteriza por ser de natureza qualitativa, embora possa compreender alguns dados de natureza quantitativa. A recolha de informação passou pela utilização de técnicas de observação direta e indireta: i) observação participante (com registo em notas de campo); ii) inquérito por entrevista (entrevista semidiretiva e entrevista em grupo); e iii) inquérito por questionário. Após uma revisão da literatura sobre o tema, a informação recolhida permitiu-me proceder à análise das questões inicialmente colocadas, e refletir sobre as dinâmicas associadas à efetiva participação da criança no contexto educativo. Possibilitou-me desta forma compreender que todo o ambiente pensado e organizado pela equipa é promotor de um clima de livre expressão que permite à criança exercer o seu direito de participação, através de diversas estratégias, entre as quais, os instrumentos de regulação e as reuniões em grande grupo.