Browsing by Author "Sousa, Daniela Filipa Castro Silva e"
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- Utilização de animais em espetáculos: perceção do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Sousa, Daniela Filipa Castro Silva e; Almeida, AntónioO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte apresenta se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º e em duas turmas de 5.º ano, respetivamente, e uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas, devidamente fundamentada. Na segunda parte, apresenta se um estudo empírico intitulado Utilização de animais em espetáculos: Perceção do bem estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como propósito identificar a perceção dos alunos acerca do bem estar dos animais utilizados para entretenimento humano. Neste sentido foram definidos os seguintes objetivos gerais: i) desenvolver a consciencialização para o bem estar animal; ii) identificar os principais locais onde são utilizados animais para o entretenimento humano; iii) identificar as necessidades básicas dos animais e se as mesmas se encontram ou não asseguradas. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação ação. Participaram na investigação cinquenta e nove alunos, distribuídos por três turmas distintas (dois grupos experimentais diferenciados pela sua origem portuguesa e de várias nacionalidades e um grupo de controlo). A recolha de dados foi efetuada através da administração de um questionário (antes e depois do processo de ensino aprendizagem formal acerca de alguns espetáculos com animais) e da análise das respostas dadas pelos discentes. De forma a conduzir a intervenção foi delineado um plano de intervenção para os grupos experimentais que possibilitasse averiguar a eficácia das estratégias/ atividades da prática pedagógica para o cumprimento dos objetivos gerais formulados. Os resultados do estudo indicam que, em determinadas situações, os alunos dos grupos experimentais foram capazes de identificar situações em que o bem-estar dos animais não se encontrava assegurado, melhorando após a intervenção embora não para todos os espetáculos trabalhados. Desta forma, conclui-se que os recursos construídos foram ainda assim eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal e promoveram o confronto de ideias, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades argumentativas de pensamento critico.