Browsing by Author "Soares, Laura Mónica Brazão"
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- Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: a identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escolaPublication . Soares, Laura Mónica Brazão; Silva, Maria João; Valente, BianorO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório foi realizado com o intuito de descrever e analisar de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação pedagógica, desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma de 4.º ano escolaridade e, no 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 6.º ano de escolaridade, ambas em instituições públicas na área da Grande Lisboa. Do processo acima mencionado, surgiu a escolha do tema do estudo empírico “Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola”, no qual se implementaram duas atividades nas turmas do 6.º Ano de escolaridade e uma atividade na turma do 4.º Ano de escolaridade. Tendo em consideração o tema escolhido, foram estabecidos como objetivos gerais de investigação: i) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a influência de um ensino expositivo com mensagens verbais de educação para a saúde no ensino básico nos comportamentos dos alunos, nomeadamente no que se refere à promoção de comportamentos saudáveis; ii) identificar as aprendizagens das crianças numa atividade com o recurso a Sensores de Dióxido de Carbono (CO2) e Oxigénio no ar (O2), nomeadamente através das propostas das crianças para um ambiente/atmosfera saudável; iii) observar se foram propostos e/ou identificados, pelos alunos, comportamentos saudáveis. Dada a natureza do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso a métodos e técnicas características de estudo de caso e de investigação-ação. Com base na revisão bibliográfica, podemos afirmar que, para que os alunos realizem escolhas ambientalmente saudáveis, é de grande relevância que o professor tenha um papel ativo na realização de atividades que envolvam toda a escola, tenha em consideração as necessidades dos alunos e que as atividades se centrem na sua vida quotidiana. Os resultados obtidos permitiram constatar que a escola pode influenciar, melhorando, a identificação de comportamentos saudáveis por parte dos alunos, tanto no que se refere à classificação de comportamentos benéficos e prejudiciais aos sistemas do corpo humano, como no que se refere à identificação de comportamentos conducentes a uma melhor qualidade do ar na sala de aula, após utilização de sensores de Dióxido de Carbono (CO2) e de Oxigénio no Ar (O2).