Browsing by Author "Soares, Isabel Campos"
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- “Não gosto quando fazes isso!” A perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infânciaPublication . Soares, Isabel Campos; Fuertes, MarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Cascais. No mesmo pretendo apresentar de forma sistemática e fundamentada a minha intervenção educativa ao longo do estágio, tendo em conta as aprendizagens realizadas. O grupo com o qual realizei a minha prática é constituído por vinte crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade, pela educadora cooperante e por uma técnica de ação educativa. No relatório, será apresentada uma investigação realizada no decorrer da prática, tendo como tema “a perspetiva das educadoras quanto aos conflitos e a sua gestão em jardim de infância”. Este tema surgiu a partir das observações efetuadas durante a Prática Profissional Supervisionada II, nas quais, foi possível observar a emergência de diversos conflitos, diariamente, no grupo de crianças. O estudo realizado é de natureza qualitativa, como método para a investigação elegi o estudo de caso, tendo utilizado como técnicas de recolha de dados, a entrevista a duas educadoras, a consulta documental, a observação direta participante e a observação naturalista. Como instrumentos foram utilizados registos fotográficos e de áudio, notas de campo e reflexões semanais. Com esta investigação compreendi que as educadoras possuem um papel crucial no que se refere à gestão de conflitos entre os mais pequenos e à autonomia das crianças na gestão dos seus próprios conflitos, uma vez que, o/a educador/a de infância tem o papel de mediador na resolução de conflitos que surgem entre as crianças; que o/a educador/a deve promover a autonomia das crianças na resolução dos seus próprios conflitos; que o diálogo e a escuta são essenciais para terminar com os conflitos; que os conflitos proporcionam aprendizagens fundamentais, sendo por isso positivos, se explorados de forma construtiva. Através desta investigação, verifico que, os conflitos são essenciais para o desenvolvimento da criança, deste modo, não devem ser vistos como algo a evitar, mas sim, como uma fonte de aprendizagens.