Browsing by Author "Soares, Irina Gabriela Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação transdisciplinar entre o tai-chi chuan e a técnica de dança contemporânea no 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Soares, Irina Gabriela Fernandes; Fernandes, João Carlos Martins ParreiraNo contexto pré-profissional da dança podem surgir problemas que envolvem os alunos e as suas relações interpessoais. A capacidade de resolução destes problemas, no âmbito da formação em dança, é fundamental para se atingir objetivos técnicos e artísticos de alto nível, logo as boas práticas pedagógicas são basiliares no ensino-aprendizagem. Assim, torna-se importante criar estratégias a serem adotadas para a promoção de um trabalho saudável, pela motivação e correlação entre duas técnicas especificas. Ambicionou-se, o desenvolvimento de um bom ambiente, através do respeito e confiança para com os outros. Procurou-se desenvolver um plano de ação e respetivas estratégias nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, tendo como base a Técnica de Dança Graham, adotada pela Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional correlacionada com a arte marcial Tai-Chi Chuan. Considera-se que na lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea podem ser estabelecidas relações transdisciplinares com as abordagens do Tai-Chi Chuan. Esta pode ser um elemento auxiliar no ensino da Técnica de Dança Contemporânea, visto que oferece vários benefícios a nível mental no aumento da vitalidade, energia, disposição, diminuindo a sobrecarga psíquica e fortalecendo o sistema nervoso. Para além disso, fisicamente, desenvolve o equilíbrio de todos os sistemas orgânicos, fortalece o sistema imunológico e aumenta a flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular. Pretendeu-se, criar relações transdisciplinares entre estas duas áreas, sem prejudicar o funcionamento do conteúdos programáticos, acreditando que poderão contribuir para a motivação do aluno, para aprimorar e gerir as relações interpessoais. Considerando ser no contexto pré-profissional, em particular na fase da adolescência, que se manifesta maior tensão entre alunos e com o meio envolvente, pelo facto de realizarem no final do ano letivo um Exame decisivo para a sua continuidade para o Ensino Secundário, a amostra considerada foram os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança da EADCN. Implementou-se, após a observação da turma, um conjunto de aulas, de prática partilhada e individual, com base nas boas práticas pedagógicas, sensibilizando os alunos para as mais-valias de uma conexão assente na partilha e cooperação, no bem-estar emocional e físico com ênfase ao equilíbrio e harmonia.