Browsing by Author "Simas, Ana Margarida Peters Castro"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A afinação nos grupos vocais: estratégias para a disciplina de coroPublication . Simas, Ana Margarida Peters Castro; Lourenço, PauloResumo I – Prática Pedagógica - Este estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, área de especialização em Direção Coral, na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio decorreu na Academia de Amadores de Música (AAM), no ano letivo 2017-2018, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vassalo Lourenço. Por ser professora de coro da Academia de Amadores de Música, o estágio foi realizado totalmente em exercício. Foram selecionadas três turmas de níveis diferentes: o Coro Infantil Fernando Pessoa, o Coro Juvenil Fernando Pessoa e o Coro de Câmara da AAM. É conhecida a importância da disciplina de Coro na formação base do aluno de Música. Desenvolve competências como a afinação individual e de conjunto, o ouvido interior e a técnica vocal. O Coro é um espaço onde os alunos podem fazer Música em conjunto, usando a sua voz como contributo para um resultado coletivo. O contacto anterior com turmas de coro do Ensino Especializado da Música permitiu recolher um conjunto de questões e dificuldades sentidas ao longo do percurso. A realização deste estágio proporcionou uma procura de respostas para essas questões. Ao refletir sobre a minha atividade docente, fui revendo estratégias e procurando novas abordagens para ajudar os alunos a evoluir.
- O canto em português: música coral de Freitas Branco e Lopes-Graça com poesia de CamõesPublication . Simas, Ana Margarida Peters Castro; Lourenço, PauloÉ antiga a relação entre música e literatura, principalmente entre o canto e a poesia. O canto é o único instrumento em que é possível expressar um conteúdo semântico. A palavra toma forma numa melodia, ganhando ainda mais sentido pelo peso emocional que a música transporta. Os sonetos e redondilhas de Luís Vaz de Camões, o poeta português mais estudado até hoje, foram utilizados por diversos compositores ao longo do século XX. A partir desta importante relação entre os compositores e a poesia, serão abordadas neste trabalho algumas dificuldades do canto erudito em português, neste caso adaptado à sua vertente coral. Foram escolhidas algumas peças corais de dois importantes compositores da História da Música Portuguesa, Fernando Lopes-Graça e Luís de Freitas Branco. A interpretação destas peças apresentou alguns problemas de articulação e colocação vocal para os quais se procuraram soluções que favorecessem a sua execução e perceção.