Browsing by Author "Silva, Raquel Alexandra Pereira da"
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- A organização da discussão nas aulas de matemática na Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo no 1.º ano de escolaridadePublication . Silva, Raquel Alexandra Pereira da; Rodrigues, MargaridaEste artigo apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do último ano do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo. A investigação centra-se na fase de discussão das aulas de ensino exploratório da matemática, e teve como objetivo analisar o modo mais proveitoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e conhecer o impacto desta fase no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. O artigo foca-se na análise da forma como a professora estagiária selecionou e sequenciou as resoluções dos alunos de uma tarefa envolvendo a subtração com o suporte da reta numérica. Foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido usadas a observação participante e a análise documental como técnicas de recolha de dados. A investigação permitiu concluir que (i) as discussões no ensino exploratório da matemática foram cuidadosa e intencionalmente orientadas pela professora estagiária, a qual selecionou as resoluções que permitissem esclarecer ideias matemáticas importantes e sequenciou-as de modo a permitir que todos compreendessem o que era discutido, e (ii) essa fase conduziu à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por sua vez, os alunos foram levados a esclarecer continuamente os seus conhecimentos intuitivos e a contribuir para a clarificação das ideias dos pares, refletindo.
- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a discussão no ensino exploratório da matemáticaPublication . Silva, Raquel Alexandra Pereira da; Rodrigues, MargaridaO presente relatório inclui-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, no Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e surge na sequência de seis semanas de intervenção pedagógica numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa escola de Lisboa. Ao longo da intervenção, realizou-se uma investigação centrada na fase de discussão das aulas de ensino exploratório da matemática, com a finalidade de analisar o modo mais proveitoso de selecionar e sequenciar as apresentações dos alunos e de conhecer o impacto desta fase no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas dos alunos. Neste sentido, este relatório tem como principal objetivo apresentar o processo de intervenção, com especial destaque para o tema investigado. Através de observação participante, de entrevista (informal) e de análise documental foi possível caracterizar a turma, avaliar os seus progressos e tirar conclusões relativamente às questões investigadas. As atividades foram planeadas com base nos princípios de construtivismo, cooperação, diferenciação pedagógica e integração curricular e, embora nem todos tenham sido operacionalizados como se pretendia, o balanço é bastante positivo, quer no que respeita à avaliação das aprendizagens dos alunos, quer relativamente à avaliação dos objetivos previstos para a intervenção. A investigação permitiu concluir que as discussões no ensino exploratório da matemática devem ser cuidadosa e intencionalmente orientadas pelo professor, o qual deve selecionar as resoluções que permitam esclarecer ideias matemáticas importantes e sequenciá-las de modo a permitir que todos compreendam o que é discutido e que essa fase conduz à sistematização das ideias, conceitos ou procedimentos visados nos objetivos da aula. Por sua vez, os alunos são levados a esclarecer continuamente os seus conhecimentos intuitivos e a contribuir para a clarificação das ideias dos pares, refletindo, o que influi positivamente na sua capacidade de resolução de problemas.