Browsing by Author "Silva, Mauro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Portugal como porta de entrada na Europa para empresas angolanas: um estudo comparativo sobre a estratégia de internacionalização adotada no período 2009/2015Publication . Silva, Mauro; Martins, José MoleiroAngola foi, na última década, uma das economias com maior e mais rápido crescimento económico, sendo este marcado pelo aumento significativo do seu PIB, por uma quebra acentuada da inflação e das taxas de juro, pelo aumento das reservas externas e por um crescimento acentuado das exportações. Nos últimos anos, o comércio entre Portugal e Angola tem conhecido um crescimento sustentável, sendo que, por exemplo, entre 2008 a 2012, os investimentos angolanos em Portugal aumentaram 93%. A internacionalização de diversos Grupos Angolanos em Portugal é hoje uma realidade, funcionando Portugal como uma porta estratégica para outros destinos Europeus. Os dois Grupos estudados, Refriango e Bartolomeu Dias, apresentam estratégias de internacionalização distintas, particularmente na sua expansão para Portugal. O Grupo Refriango tem apostado muito na internacionalização, estando presente já em 22 países. Em Portugal utilizou como estratégias principais, o estabelecimento de uma parceria com a Delta Cafés, em 2014, e a forte aposta na comunicação e no marketing, divulgando as marcas em diversos canais de comunicação e associando-as a eventos desportivos e culturais. O Grupo Bartolomeu Dias tem mantido uma postura de comunicação reservada, e aposta de forma mais cautelosa na internacionalização. Atualmente, dedicado a diversas atividades como construção civil, hotelaria, logística e trading, o Grupo tem escritórios em 3 países, além de Angola. O seu modelo de internacionalização envolve a criação de subsidiárias, onde aposta na pesquisa de potenciais negócios nos seus ramos de atuação. Em Portugal a estratégia foi equivalente, com a abertura de sucursal de Lisboa em 2010.