Browsing by Author "Silva, Maria Helena Gomes da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da Matemática no 1º ciclo através de atividades de investigação numa comunidade de aprendizagemPublication . Silva, Maria Helena Gomes da; Monteiro, CecíliaEste estudo visa compreender como é que os alunos vão desenvolvendo o conhecimento matemático através da articulação de investigações e tarefas exploratórias, feitas individualmente ou a pequenos grupos com a posterior comunicação e discussão dos resultados dessas investigações com toda a turma. Para orientar a investigação enunciei três questões que ajudaram a objetivar melhor este estudo: (1) em que medida é que o envolvimento dos alunos em investigações matemáticas contribui para o desenvolvimento do conhecimento matemático? Quais os fatores que contribuem para esse envolvimento? (2) De que modo é que a discussão coletiva contribui para o desenvolvimento do conhecimento matemático? Qual é o papel do professor nessa discussão? Que funções assume o discurso dos alunos? (3) De que forma os conhecimentos anteriores são usados para fundamentar as opiniões apresentadas nas discussões em coletivo e nas atividades investigativas? Neste estudo foi seguida uma metodologia no paradigma interpretativo no âmbito de uma abordagem qualitativa. Pretendo descrever e compreender os processos observados, tendo em conta o contexto social, não sendo esperado obter generalizações. Foquei as observações em dois momentos de trabalho em coletivo onde são apresentadas investigações dos alunos e em duas investigações executadas em momentos de trabalho autónomo. A investigação foi feita num ambiente de aprendizagem assente numa perspetivas sócio-construtivistas, na turma do quarto ano que lecionava tendo assumido o papel de observadora-participante. A recolha de dados ocorreu em dois tipos de momento de trabalho distintos tendo como principal fonte o registo de audiovisuais e notas de campo. Nos momentos de trabalho autónomo foram também utilizadas produções dos alunos. A análise dos dados foi feita em duas grandes categorias: a comunicação e atividades investigativas. A análise dos dados recolhidos com este estudo revela ser possível os alunos progredirem no currículo de Matemática do quarto ano, através do seu envolvimento em investigações matemáticas e suas posteriores discussões na turma. Os resultados do estudo também revelam que os alunos desenvolvem conhecimento matemático através das investigações e que esse conhecimento é aperfeiçoado, retificado e partilhado nas discussões em coletivo (com toda a turma) sobre as mesmas investigações.
- A aprendizagem da matemática no 1º ciclo através de atividades de investigação numa comunidade de aprendizagemPublication . Silva, Maria Helena Gomes daEste artigo baseia-se na investigação que incidiu no trabalho matemático realizado com os meus alunos durante o seu 4º ano de escolaridade no decorrer do ano letivo de 2011/2012. O estudo teve como objetivo compreender como é que os alunos vão desenvolvendo o conhecimento matemático através da articulação de investigações e tarefas exploratórias, feitas individualmente ou em pequenos grupos com a posterior comunicação e discussão dos resultados dessas investigações com toda a turma. A metodologia utilizada assenta no paradigma interpretativo numa abordagem qualitativa. A investigação incidiu nos aspetos decorrentes das ações dos participantes sendo os dados recolhidos diretamente dos momentos de trabalho com os alunos no qual eu assumi o papel de observadora participante. As observações foram registadas em notas de campo e através de registo de audiovisuais. A investigação revelou ser possível os alunos progredirem no currículo de Matemática através do seu envolvimento em investigações matemáticas e suas posteriores discussões na turma. Revelou também que desenvolvem conhecimento matemático através das investigações e que esse conhecimento é aperfeiçoado, retificado e partilhado nas discussões em coletivo (com toda a turma) sobre essas investigações.