Browsing by Author "Silva, Francisco Ramos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano de Comunicação para a Federação de Campismo e Montanhismo de PortugalPublication . Silva, Francisco Ramos; Pina, Helena FigueiredoA FCMP, sigla de Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão coordenar, promover, regulamentar e disciplinar o movimento campista e as atividades de montanha no território nacional. (FCMP, 2020). Desta forma, a FCMP procura atrair simpatizantes do universo campista de forma a conseguir aumentar o seu capital disponível e reinvestir em atividades de interesse para os seus associados. Está também ao encargo da Federação representar perante a Administração Pública os interesses dos seus filiados e assegurar a participação competitiva de Portugal em provas desportivas, campeonatos e taças de campismo e montanhismo. O Turismo de Natureza, o mercado de atuação da FCMP, é uma das áreas que mais tem contribuído para o desenvolvimento do sector do Turismo, resultado das mudanças dos estilos de vida e pela consequente alteração das necessidades e motivações dos turistas. Ademais, verifica-se uma saturação dos destinos turísticos exclusivamente de sol e mar, principalmente pelas gerações mais jovens. O caso português não é exceção, já que Portugal é um destino por excelência para a prática de Turismo de Natureza por possuir uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais, com condições favoráveis à realização de programas e atividades turísticas com potencial para turistas e populações. O sector do Turismo de Natureza é assim um bom escape para um nicho de mercado: indivíduos que procuram um escape ou o designado unplugged das ferramentas digitais das quais estão dependentes socialmente e laboralmente. Este tipo de Turismo designado de Turismo de Detox Digital, procura oferecer ao seu público destinos perfeitos para a desconexão, sem Wi-Fi, ideais para escapar da pressão tecnológica e para promover a saúde mental. O presente trabalho é um projeto de natureza aplicada no âmbito da Publicidade e Marketing, alicerçado no enquadramento conceptual e em investigações exploratórias de suporte ao desenvolvimento de um plano de comunicação para a marca FCMP, dirigida às geração X e Y, com o objetivo gerar comportamentos e atitudes da população em relação à atividade campista através de um Rebranding e do desenvolvimento de uma campanha fundamentado no Detox Digital