Browsing by Author "Silva, Dina Isabel Martinho da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomiaPublication . Silva, Dina Isabel Martinho da; Friães, RitaO presente documento constitui-se como um relato crítico do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II que decorreu durante um período de quatro meses, em contexto de Jardim de Infância. O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma análise reflexiva e fundamentada de todo o percurso desenvolvido na prática, expondo ainda um processo investigativo desenvolvido em torno de uma problemática emergente do contexto. A autonomia das crianças relaciona-se diretamente com a liberdade e responsabilidade que cada um toma nas suas ações. Ao dizer-se que uma criança é autónoma é reconhecer que esta é o sujeito da sua própria ação. Porém, as crianças não nascem autónomas, pois entende-se por autonomia uma capacidade que se vai maturando com o desenvolvimento motor e psicossocial da criança. O educador, enquanto responsável pela educação das crianças fora do contexto familiar, deve estimular o desenvolvimento desta capacidade, usando diferentes metodologias e instrumentos. Do ponto de vista metodológico, optei pela realização de um estudo exploratório. Foram realizadas observações e registos diários (notas de campo), gravados vídeos do momento do Quadro das Mensagens na primeira e última sala de JI e, ainda, aplicado um inquérito por questionário às educadoras da instituição. Tudo isto com o objetivo de apurar dados concretos sobre este instrumento ser ou não promotor da autonomia das crianças, neste contexto. Os resultados a que cheguei sugerem que no contexto específico da minha prática, o Quadro das Mensagens é um instrumento que apoia o pensamento autónomo das crianças. Isto porque ao existir um momento específico da rotina para expor este instrumento, é-lhes conferida alguma segurança acerca do seu dia e, em consequência, autonomia na tomada de decisões e realização de tarefas.