Browsing by Author "Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Dança e fotografia : uma experiência pedagógica no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica no 3º ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da; Marques, Ana SilvaO presente relatório de estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e a sua prática teve lugar na Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, no ano letivo 2015/2016, com alunos do 8º e 9º ano do Curso Básico de Dança. A temática que este estágio abraçou teve a envolvência de duas áreas artísticas que se conjugam e complementam: a Dança e a Fotografia. Através desta ligação surgiu o propósito de envolver os conceitos artísticos de ambas as áreas, com o intuito de promover uma ação pedagógica com base na transdisciplinaridade, através da qual se procuraram novos estímulos para o desenvolvimento do trabalho criativo na disciplina de Criação Coreográfica. O interesse desta temática provocou uma intensiva pesquisa de estímulos visuais (fotografias) e a construção de propostas criativas motivadas pela ambição de proporcionar aos alunos uma experiência artística distinta. Assim, o trabalho criativo foi sendo construído com base nos conceitos da luz e do flash, do zoom, da pausa (ação trabalhada pela dança que sugere a imagem fotográfica), da transformação do movimento em função de diferentes intenções, e por último, abraçamos o estímulo das memórias, das emoções e sentimentos que as fotografias nos transmitem, transpondo a interpretação das imagens para o corpo e para o movimento. Também fez parte desta ação pedagógica a realização de uma sessão fotográfica que surgiu como complemento ao desenvolvimento da temática, permitindo aos alunos experimentar o registo visual da sua expressão e criatividade na dança. Todo este processo culminou numa criação final, intitulada “Corpos Revelados”, integrada no espetáculo “Dança com Todos”, onde estiveram implícitas as fotografias resultantes da sessão fotográfica no cenário (como complemento à coreografia) e numa exposição fotográfica no cineteatro. Este estágio foi desenvolvido de acordo com os pressupostos metodológicos da investigação-ação, nos quais os procedimentos e instrumentos utilizados, que serão apresentados neste relatório, permitiram atingir as conclusões do trabalho desenvolvido.
- Dança para bebés : ao encontro de estratégias metodológicas na adaptação da dança educativa à primeira infânciaPublication . Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da; Marques, Ana SilvaConsidera-se a primeira infância o período propício a um maior desenvolvimento neurológico, o qual se repercutirá nos vários domínios do desenvolvimento humano. Afirma-se também que o bebé possui uma inteligência baseada na acção, pelo que a estimulação nesse sentido é fundamental. Partindo destas verdades, cada vez mais, os profissionais da educação procuram oferecer aos bebés variadas experiências através de actividades didácticas. Com uma breve pesquisa encontram-se documentos sobre actividades para esta faixa etária em diferentes áreas, porém, poucas são as obras que encaram os bebés como público-alvo da Dança, e as que existem são escassas no que toca a propostas práticas. Surge, deste modo, este estudo, como projecto de investigação-acção que tem como objectivo adaptar a metodologia de dança educativa a bebés a partir dos seis meses em contexto de creche. Para tal colocou-se a seguinte questão como ponto de partida: como levar a dança para a creche, em sessões com educadoras, auxiliares e pais? Como produto final pretende-se a apresentação de estratégias metodológicas no âmbito da dança adaptada à primeira infância. O projecto teve a sua realização prática na Creche Geração Chupeta do Restelo, em Lisboa e na Creche da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar. A aplicação prática iniciou em Outubro de 2009 e terminou em Julho de 2010. O trabalho é sustentado por uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre a caracterização das capacidades desta faixa etária, das actividades estimulantes para bebés, sobre o que é a dança educativa e a actividade na creche. No que toca à Metodologia fez-se um reconhecimento da amostra, indicaram-se os instrumentos de avaliação, foram analisados os dados recolhidos e por fim apresentam-se as conclusões.
- Dança para bebés em contexto de crechePublication . Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da; Marques, Ana Silva“Dança para bebés” foi tema de investigação no âmbito de um Mestrado na área do Ensino da Dança. Tratou-se de uma atividade de caráter experimental onde se tornou fundamental estudar a aplicabilidade das metodologias de dança a um público-alvo de caraterísticas tão específicas. Para levar a atividade da teoria à prática revelou-se necessário descobrir estratégias que assegurassem a funcionalidade e a recetividade dos exercícios. Após a investigação e mais um ano de experiência nas sessões de dança para bebés, conclui-se que se trata de uma atividade de grande interesse, com um grande impacto para o público-alvo. As estratégias encontradas podem ser uma ajuda no desenvolvimento desta vertente da Dança Educacional.