Browsing by Author "Silva, Ana Alexandra Teixeira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolver hábitos de leitura e motivação em alunos do 1.º e 2.º ciclos com poucos hábitos de leitura: reflexões e estratégiasPublication . Silva, Ana Alexandra Teixeira da; Sousa, Otília deO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principais finalidades descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 4.º ano do 1.º CEB e uma turma do 6.º ano do 2.º CEB, bem como a apresentação de uma investigação “Desenvolver hábitos de leitura e motivação em alunos do 1.º e 2.º ciclos com poucos hábitos de leitura: reflexões e estratégias”. O objetivo geral da investigação é compreender os hábitos de leitura dos alunos e as práticas de literacia familiar e, tem como objetivos: (i) compreender os hábitos de leitura; (ii) analisar práticas familiares de literacia; (ii) desenvolver um programa de motivação para a leitura. Para a elaboração deste estudo, optou-se por seguir os princípios da investigação- ação. Trata-se de um estudo de natureza mista: qualitativa e quantitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também a entrevistas às orientadoras cooperantes de ambos os ciclos, a inquéritos por questionário, bem como à análise documental. A partir da investigação implementou-se um projeto de intervenção em motivação para a leitura. Os resultados obtidos permitiram compreender que não há diferenças substanciais nem nos hábitos de leitura entre as duas turmas, nem nas práticas de literacia familiar. Os dados, ainda assim, permitiram analisar que os alunos têm consciência da importância da leitura, embora leiam pouco e que tal poderá estar ligado aos contextos e práticas de literacia familiar. A escassez de livros em casa e a falta de hábitos de frequentar bibliotecas (escolar e municipal) são também de assinalar.