Browsing by Author "Seco, Catarina Bento"
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- Rua, espaços e funções: Uma experiência didática no 1.º ano do 1.º CicloPublication . Seco, Catarina Bento; Hortas, Maria JoãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este documento é composto por duas partes, sendo que na primeira parte é realizada uma breve caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no 1.º e 2.º CEB e na segunda parte desenvolve-se um estudo de investigação contextualizado na turma de 1.º CEB, do 1.º ano de escolaridade. O estudo apresentado no presente relatório teve lugar no contexto do 1.º ciclo e decorre das fragilidades identificadas na turma de 1.º ano, sendo intitulado de Rua, Espaços e Funções: Uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo. Este estudo surge da problemática: Qual o contributo do trabalho de campo em meio local para a construção de noções espaciais em crianças do 1.º ano do 1.º CEB? E tem como objetivos (a) Analisar as atividades que podem ser desenvolvidas em trabalho de campo para desenvolver noções espaciais nas crianças; (b) Analisar a evolução da construção do conceito de espaço nas crianças; (c) Identificar as noções espaciais que uma criança pode desenvolver no 1.º ano do 1.º Ciclo (6-7 anos). Para a realização do estudo a metodologia adotada baseia-se nos procedimentos da Investigação-Ação, sendo que se optou pela utilização de métodos e técnicas de recolha e tratamento de informação de natureza qualitativa. O recurso ao trabalho de campo no meio local, permitiu a construção de conhecimento sobre o comércio e serviços do meio em que as crianças se movimentam diariamente, assim como contribuiu para o desenvolvimento de competências espaciais, em particular de localização de elementos da paisagem que passam a registar, com maior rigor, nos mapas mentais que constroem.