Browsing by Author "Sardico, Sofia Raquel Dourado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Educação pela Arte: Introdução de Artesanato como forma de aprendizagem?"Publication . Sardico, Sofia Raquel Dourado; Simões, AnaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), tem o propósito de analisar, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso realizado e vivenciado em contexto de Jardim de Infância, durante um período de aproximadamente quatro meses. Ao longo do mesmo, são reunidas evidências da prática pedagógica, sendo também apresentada uma investigação, de caráter experimental, cujo objetivo é dar a conhecer como o Artesanato tradicional, que se encontra numa região do Alentejo e recorre ao barro como principal matéria-prima para conceção das obras artesanais, pode contribuir para o conhecimento cultural de um grupo de crianças, através da realização de um trabalho por projeto acerca do tema. Pretende também contribuir para a perceção de como as atividades inerentes a este projeto podem potenciar a estimulação da educação artística nestas crianças. Para a recolha de dados, foi realizada a observação direta, com anotações em notas de campo referentes a diversas situações e um diário individual – e observação indireta – suportes visuais e audiovisuais realizados no decorrer das atividades do projeto. Procedeu-se à análise desses dados, de caráter qualitativo, que permitiram chegar a algumas conclusões: i) as crianças do grupo adquiriram conhecimento cultural através do contacto com artesãos e os seus utensílios artesanais, quer fisicamente, quer através da observação de vídeos e/ou fotografias; ii) desenvolveram a expressão artística através de diversas atividades que foram ocorrendo ao longo do projeto, na medida em que adquiriram conhecimentos de técnicas artísticas que foram depois aplicadas noutras atividades fora do contexto do mesmo; iii) o trabalho realizado contribuiu para o aumento da capacidade de reutilização de materiais e iv) promoveu o desenvolvimento do domínio da matemática e da linguagem oral e escrita.