Browsing by Author "Santos, Ana Cláudia"
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- Contributos do método de Pilates para a promoção da consciência de centro e da estabilidade pélvica na técnica de dança clássica, no 4º ano da Academia de Dança Contemporânea de SetúbalPublication . Santos, Ana Cláudia; Nascimento, VandaO presente relatório de estágio elaborado no âmbito do curso de Mestrado em ensino de Dança (8ª edição), da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, pretende ser um relato aprofundado da prática pedagógica de estágio, implementada com alunas de 4º ano do curso de Dança da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). Visando um tema que surgiu da experiência da autora, foi seu desejo o ´entrelaçamento` entre duas áreas que lhe são familiares – TDC e Pilates, pretendendo investigar os contributos da articulação entre ambas, na consciência de centro e estabilidade pélvica, em alguns elementos técnicos da TDC: Battement glissé à la seconde, grand battement en cloche e grand battement à la seconde. À luz dos princípios da metodologia de Investigação – Ação, foi também sua intenção avaliar como o método de Pilates, poderia ser uma ferramenta vantajosa para os alunos de TDC, na promoção de um corpo consciente e estável. Porque se acredita que o ensino da dança, não é um processo estanque e ´parado` cronologicamente, tendo ciente a exigência e o rigor como parâmetros relevantes, considera-se pertinente a diversificação de estratégias de ensino, diferentes das convencionais, almejando o encontro da excelência técnica, com o contributo de uma abordagem somática. A seleção dos instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, registo audiovisual/fotográfico, diários de bordo e questionário, permitiram recolher dados que priorizaram o foco na avaliação dos contributos da práxis. O recurso ao registo audiovisual de vídeo, teve o intuito de captar imagens da execução dos elementos técnicos na pré e pós intervenção, que permitiu verificar uma evolução geral de 66,6%. Em relação à avaliação por tabelas de observação, com parâmetros de avaliação como a consciência de centro, estabilidade pélvica/escapular e manutenção do en dehors, verificaram-se progressos de 70,8%. Em suma, considerando estes dois momentos avaliativos, pôde-se constatar uma evolução geral de 68,7%. Por fim, foi aplicado um questionário que revelou a aquisição de conhecimentos por parte da amostra (88% de respostas certas) e a sua opinião, concordando que os exercícios de Pilates auxiliaram para um entendimento maior da consciência e ação do centro, sentindo mais estabilidade, passando a utilizar os princípios fundamentais do método, nas aulas de TDC.