Browsing by Author "Santana, Andreia Filipa Farroco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimentoPublication . Santana, Andreia Filipa Farroco; Valente, Bianor; Hortas, Maria JoãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. O trabalho realizado consiste na descrição e reflexão sobre a prática desenvolvida nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No presente documento é apresentado, também, um estudo desenvolvido no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado de O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento. Este estudo emerge da problemática: Em que medida o recurso ao meio local como laboratório didático permite ampliar o conhecimento dos alunos sobre o meio, envolvendo-os na construção de conhecimento? Como principais objetivos definem-se: (i) descrever as opções tomadas com vista à gestão do currículo contextualizado no meio local; (ii) caracterizar as perceções iniciais e finais dos alunos sobre o conceito de meio local (tanto ao nível conceptual como representativo) e as potencialidades do recurso ao mesmo; (iii) identificar as aprendizagens reportadas pelos alunos, resultado dos processos de participação/envolvimento na exploração do meio local. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, recorrendo a procedimentos próximos das etapas definidas na metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos permitem destacar que o uso do meio local como laboratório didático requer do professor um exercício organizado em quatro etapas fundamentais: análise dos conteúdos programáticos; exploração do meio local; seleção dos locais adequados para o trabalho de campo e visitas de estudo; e, contextualização das estratégias e atividades no meio local. Os resultados das aprendizagens realizadas com as crianças, nas estratégias e atividades planificadas, revelam que o meio local quando potencializado como laboratório didático permite o envolvimento ativo dos alunos na construção de conhecimento em Estudo do Meio.