Browsing by Author "Rosa, Susana Rita de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Mediação de interações de brincadeira e de conflito entre crianças em contexto de jardim de infânciaPublication . Rosa, Susana Rita de Jesus; Rosa, JoãoA unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS) teve como objetivo o desenvolvimento e aquisição de competências e atitudes de qualidade relacionadas com a educação de infância, mais especificamente em jardim de infância. Neste contexto, tive a oportunidade de contactar com crianças entre os 4 e os 7 anos e desenvolver conhecimentos profissionais e a minha identidade profissional. No presente relatório caracteriza-se o contexto em que decorreu a PPS e faz-se uma análise reflexiva sobre as minhas intencionalidades para a ação educativa. No decorrer da prática foi realizada um estudo sobre a mediação de interações de brincadeira e de conflito entre crianças. Teve-se como objetivo, que as mesmas se tornassem mais autónomas nas suas interações e, consequentemente, reduzir-se o risco de exclusão entre as crianças. Seguiu-se uma metodologia de investigação-ação com um paradigma maioritariamente qualitativo. Foram analisadas notas de campo e realizadas provas sociométricas que permitiram avaliar as interações em análise. Os resultados mostraram que algumas crianças se encontravam aparentemente excluídas do grupo. Por essa razão, foi em seguida desenvolvido um plano de intervenção. Foi então possível verificar que algumas das crianças excluídas passaram a demonstrar mais iniciativa de interação e que as crianças não excluídas se mostraram mais disponíveis para interagirem com as crianças excluídas. Também se identificaram comportamentos no adulto que podem ser melhorados no decorrer das mediações. Como conclusão, é importante dispor de formas eficazes para identificar dificuldades de interação entre as crianças e para melhorar a qualidade da intervenção dos educadores nessas situações. Este relatório termina com uma reflexão sobre o processo de construção da minha identidade profissional iniciada como ator individual e, gradualmente, tornando-me num ator integrado no grupo profissional dos educadores de infância.