Browsing by Author "Rolo, Clara"
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- A escrita de professores: construção do conhecimento a partir das práticasPublication . Rolo, ClaraNesta comunicação ao primeiro encontro de mestrados em educação, promovido pela Escola Superior de Educação de Lisboa, proponho-me refletir sobre a produção de conhecimento profissional dos professores, mais especificamente, sobre os modos como o recurso ao instrumento da escrita potencia essa produção.
- Territórios educativos de intervenção prioritária: de onde vêm? para onde vão?Publication . Rolo, ClaraA criação da medida de política educativa (Despacho Normativo n.º 55/2008) - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) corresponde à necessidade de concretização de um princípio da Lei de Bases do Sistema Educativo português, visando assegurar uma educação de base para todos, bem sucedida. Esta mesma medida acontece na sequência de uma outra anterior com as mesmas características, criada no ano lectivo de 1996/1997. A sua implementação no terreno foi objecto de um estudo encomendado pelo Instituto de Inovação Educacional no qual participei, integrando uma equipa de investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Nesta comunicação, proponho-me revisitar esse mesmo estudo, dando conta do balanço crítico então realizado, e, à luz das suas principais conclusões, refletir agora na qualidade de perito externo de um TEIP da região de Lisboa, sobre os modos como os TEIP2 evoluíram, em que sentido se deu tal evolução e quais os problemas que persistem. A consecução de um dos objectivos centrais desta medida de política educativa, especificamente a melhoria da qualidade das aprendizagens traduzida no sucesso educativo dos alunos, parece, de acordo com os relatórios oficiais, não ser ainda muito expressiva nem muito consistente. Torna-se, portanto, necessário interrogar e problematizar as práticas de ensino realizadas pelos professores, repensando estratégias pedagógicas que se configurem relevantes para dar expressão real àquele objectivo.
- Trajetórias profissionais de professores: casos de diplomados da ESELxPublication . Rolo, Clara; Loureiro, Cristina; Gonçalves, CarolinaPretendemos com esta comunicação dar conta de um estudo que temos em desenvolvimento sobre trajetórias profissionais de professores diplomados pela ESELx, desde 1991, de todos os cursos, e que têm no mínimo 5 anos de profissão. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de matriz compreensiva, alicerçado em entrevistas biográficas e materializa-se na análise de um “corpus” documental de narrativas profissionais, que nos permitem conhecer como as formas identitárias que assumem concretizam a profissionalidade docente no quotidiano das escolas em que trabalham. A conceção teórica de formas identitárias é tributária dos contributos de Dubar e Demaziére (1997), que as definem como o resultado da relação entre dois percursos de identificação profissional como uma relação entre os contextos e os percursos biográficos. Ao privilegiarmos as narrativas biográficas, estamos a dar “a voz” a atores que, no quotidiano, assumem um conjunto de conhecimentos, atitudes, valores e ações através dos quais se manifesta a profissionalidade docente nos vários campos da ação prática: o campo pedagógico, o contexto profissional e o contexto sociocultural (Sacristan, 1991, Roldão, 2005, 2007). A análise das entrevistas já realizadas até ao momento permite evidenciar um conjunto de respostas padrão comuns a todos os atores, devolvendo-nos assim um olhar retrospetivo, crítico e reflexivo, sobre a sua formação inicial. O conhecimento das trajetórias profissionais de diplomados da ESELx remete-nos para uma reflexão sobre o projeto de formação que desenvolvemos, ao mesmo tempo que acentua a necessidade de estabelecer relações consistentes com os profissionais que fazem a profissão. Recuperar este tipo de ligações é, também, reconhecer o potencial destes profissionais e das suas trajetórias como elementos catalisadores do desenvolvimento da própria instituição.