Browsing by Author "Rodrigues, Susana de Azevedo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Proposta metodológica para o desenvolvimento do trabalho de pontas, no 2º ciclo do ensino básico de dança, da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Rodrigues, Susana de Azevedo; Nascimento, Vanda Maria dos SantosElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança (Instituto Politécnico de Lisboa), o presente Projeto de Estágio tem como título ‘Proposta Metodológica para o Desenvolvimento do Trabalho de Pontas, no 2º Ciclo do Ensino Básico de Dança, da Escola de Dança Ana Mangericão’. O Projeto de Estágio, desenvolvido no ano letivo de 2017/18 com as alunas do 1º e 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança da Escola de Dança Ana Mangericão (S. Domingos de Rana - Parede), teve por área de lecionação a Técnica de Dança Clássica, mais especificamente, a Introdução ao Trabalho de Pontas. Através da elaboração deste estudo pretendeu-se responder a três questões: qual a importância da existência e realização de aulas específicas de preparação para o trabalho de pontas e quais os exercícios que nelas devem constar; quais os fatores a ter em consideração na elaboração de testes de aferição da aptidão física das alunas para a iniciação ao trabalho de pontas e quais os instrumentos mais eficazes e que devem ser utilizados pelos professores para a recolha, medição e análise dos dados para avaliação. Partindo da fundamentação que orientou a elaboração da proposta metodológica, pretendeu-se definir objetivos educacionais no que respeita à introdução do trabalho de pontas, bem como selecionar e organizar conteúdos e matérias a ensinar através de estratégias e atividades mais adequadas e que permitam a sensibilização dos diversos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem para a necessidade de realizar uma prática de dança mais segura, cuidada e consciente. Após a reflexão critica dos dados recolhidos através da leitura das perspetivas dos diferentes autores de referência, posteriormente à análise da entrevista realizada à professora Maria Luísa Carles e depois da recolha de dados qualitativos relevantes em campo através da metodologia da Investigação-Ação, pôde então concluir-se que a existência de aulas de preparação para o trabalho de pontas no contexto da Escola de Dança Ana Mangericão, estruturadas de modo a permitir o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuem para a prevenção de lesões que podem vir a condicionar o saudável crescimento do adolescente, bem como o seu correto desenvolvimento técnico e artístico.