Browsing by Author "Rodrigues, Carolina Duarte"
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- Lendas, narrativas históricas e desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas no ensino básicoPublication . Rodrigues, Carolina Duarte; Dias, Alfredo GomesO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, pertencente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, inserida no Instituto Politécnico de Lisboa. Esta Unidade Curricular propõe a realização de duas intervenções educativas em ciclos de ensino diferentes, no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de carácter investigativo. O estudo apresentado no presente relatório emergiu da seguinte problemática: As lendas e as narrativas históricas são recursos didáticos que permitem desenvolver as competências histórico-geográficas, nomeadamente a comunicação em História e Geografia. Para esta, foram traçados os seguintes objetivos de investigação: (i) Analisar o modo como os alunos definem e aplicam conceitos relacionados com os saberes histórico-geográficos, em HGP, a partir da leitura e interpretação de narrativas históricas; (ii) Reconhecer a capacidade de identificar elementos que contribuem para compreender o contexto histórico de uma lenda; e (iii) Analisar os processos de reconstrução escrita de lendas da História e Geografia de Portugal, a partir da comunicação oral. A metodologia utilizada foi de natureza mista. Foram recolhidos dados estatísticos, espelhados nas fichas de trabalho aplicadas, referentes à exploração de uma narrativa histórica e, numa fase seguinte, foi efetuada uma análise de conteúdo das diferentes produções escritas obtidas, provenientes do estudo da tal narrativa histórica e de algumas lendas. Os dados obtidos permitem-nos afirmar que: (i) os alunos, através da leitura e interpretação de narrativas históricas, conseguem efetuar um trabalho de definição de conceitos histórico-geográficos e aplicação dos mesmos; (ii) graças a uma contextualização histórica, presente em motivos expositivos e de diálogo com os discentes, a compreensão da lenda fica mais facilitada; (iii) a partir da comunicação oral é possível reconstruir lendas.