Browsing by Author "Reis, Ana Catarina Oliveira"
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- O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democráticaPublication . Reis, Ana Catarina Oliveira; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio, intitulado O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este documento é composto por duas partes, sendo que na primeira é realizada uma breve caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no 1.º e 2.º CEB e, na segunda parte, desenvolve-se um estudo de investigação contextualizado na turma de 1.º CEB, do 3.º ano de escolaridade com a seguinte problemática: A exploração da cidade através da realização de atividades investigativas, que impliquem a interação dos alunos com o meio, potencia a construção de aprendizagens sobre o espaço próximo e o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática. Na construção da resposta à problemática definiram-se os seguintes objetivos específicos: (i) Analisar as caraterísticas de um processo investigativo potenciador da construção de conhecimento a partir do meio local; e (ii) Analisar as competências histórico-geográficas e de cidadania desenvolvidas pelos alunos a partir do envolvimento num projeto investigativo que valoriza o meio local como recurso didático. Neste estudo, de natureza qualitativa, desenvolvem-se procedimentos próximos das etapas definidas na metodologia de investigação-ação: diagnóstico, planeamento da ação, implementação e avaliação. Os resultados da investigação permitem compreender e confirmar que a exploração da cidade com recurso a atividades investigativas potencia o desenvolvimento de competências histórico-geográficas destacando-se as seguintes: utilizar diferentes fontes de informação, selecionar e localizar fenómenos no tempo e no espaço e conhecer lugares e regiões nas suas dinâmicas. Na avaliação realizada pelos alunos, também é destacado o desenvolvimento de competências de cidadania democrática, tais como: o respeito, a cooperação, a análise e pensamento crítico, o conhecimento e compreensão crítica do mundo e as capacidades de escuta e observação.
