Browsing by Author "Ramos, Andreia Alexandra Varela"
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- O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridadePublication . Ramos, Andreia Alexandra Varela; Pereira, SusanaO presente artigo resulta de uma análise reflexiva e fundamentada sobre o trabalho realizado, num contexto de 1.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Um dos objetivos do Projeto de Intervenção prendia-se com o desenvolvimento da consciência linguística, pelo que se julgou ser bastante pertinente efetuar uma investigação neste campo. A investigação centrou-se numa atividade que pretendia verificar se, através de tarefas que apelem à reflexão gramatical, emergem conhecimentos gramaticais sem que estes tenham sido explicitados em sala de aula. Por outro lado, procurava averiguar se a partilha de ideias contribui para a apropriação e explicitação progressiva de conteúdos gramaticais. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, os alunos são competentes nestas atividades, tendo sido capazes de agrupar palavras, segundo critérios relacionados com o conhecimento ortográfico e com a consciência fonológica, semântica e sintática. Por sua vez, a partilha de ideias contribuiu para o sucesso dos alunos, uma vez que se ajudaram mutuamente e construíram conhecimento em grupo. Concluindo, a implementação de atividades pela descoberta e o incentivo à reflexão gramatical são aspetos de grande importância desde os primeiros anos de escolaridade, promovendo o desenvolvimento da consciência linguística e explicitando, gradual e significativamente, os conhecimentos implícitos que as crianças já possuem acerca da língua.
- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridadePublication . Ramos, Andreia Alexandra Varela; Pereira, SusanaEste relatório final resulta de uma análise reflexiva e fundamentada sobre o trabalho realizado, num período de seis semanas de intervenção pedagógica, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática educativa desenrolou-se num contexto de 1.º ano de escolaridade, tendo sido centrada na implementação de um Projeto de Intervenção, previamente delineado. Um dos objetivos expressos no Projeto de Intervenção prendia-se com o desenvolvimento da consciência linguística, pelo que se julgou ser extremamente pertinente efetuar uma investigação neste campo. Concretamente, a investigação desenvolvida centrou-se numa atividade que pretendia verificar se, através de atividades que apelem à reflexão gramatical, emergem conhecimentos gramaticais sem que estes tenham sido explicitados em sala de aula. Por outro lado, procurava averiguar se a discussão e a partilha de ideias contribuem para a apropriação e explicitação progressiva de conteúdos de conhecimento explícito da língua. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, os alunos são competentes em atividades deste género, uma vez que foram capazes de agrupar palavras, segundo critérios diversos relacionados com o conhecimento ortográfico e com a consciência fonológica, semântica e sintática. Por sua vez, a discussão e a partilha de ideias contribuiu significativamente para o sucesso dos alunos, na medida em que se ajudaram mutuamente e construíram conhecimento em grupo. Concluindo, o investimento na implementação de atividades pela descoberta e o incentivo à reflexão gramatical são aspetos de grande importância desde os primeiros anos de escolaridade, promovendo o desenvolvimento da consciência linguística e explicitando, gradual e significativamente, os conhecimentos implícitos que as crianças já possuem acerca da língua.