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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo resulta de uma análise reflexiva e fundamentada sobre o trabalho realizado,
num contexto de 1.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no
1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Um dos objetivos do Projeto de Intervenção prendia-se com o desenvolvimento da
consciência linguística, pelo que se julgou ser bastante pertinente efetuar uma investigação
neste campo.
A investigação centrou-se numa atividade que pretendia verificar se, através de tarefas que
apelem à reflexão gramatical, emergem conhecimentos gramaticais sem que estes tenham sido
explicitados em sala de aula. Por outro lado, procurava averiguar se a partilha de ideias
contribui para a apropriação e explicitação progressiva de conteúdos gramaticais.
Os resultados demonstraram que, de um modo geral, os alunos são competentes nestas
atividades, tendo sido capazes de agrupar palavras, segundo critérios relacionados com o
conhecimento ortográfico e com a consciência fonológica, semântica e sintática. Por sua vez, a
partilha de ideias contribuiu para o sucesso dos alunos, uma vez que se ajudaram mutuamente
e construíram conhecimento em grupo.
Concluindo, a implementação de atividades pela descoberta e o incentivo à reflexão
gramatical são aspetos de grande importância desde os primeiros anos de escolaridade,
promovendo o desenvolvimento da consciência linguística e explicitando, gradual e
significativamente, os conhecimentos implícitos que as crianças já possuem acerca da língua.
Description
Keywords
Consciência linguística Atividades pela descoberta 1.º ano de escolaridade
Citation
Ramos, A., Pereira, S. (2017) O desenvolvimento da consciência linguística num 1.º ano de escolaridade in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (166-178) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais