Browsing by Author "Ramalho, Maria Luisa Paulino"
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- Implementação da escola a tempo inteiro e política educativa local: o caso de um município da área metropolitana de LisboaPublication . Ramalho, Maria Luisa Paulino; Pires, CarlosCom o presente estudo pretendemos analisar e compreender a relação entre a forma como um município da área metropolitana de Lisboa implementou a Escola a Tempo Inteiro e a Política Educativa Local que preconiza, tendo em conta as suas especificidades. Sendo um estudo de natureza qualitativa, as opções metodológicas, incidiram nas entrevistas semiestruturadas a responsáveis autárquicos, a membros da direção de um Agrupamento de Escolas e às responsáveis de uma Entidade Parceira do município relativamente à implementação/desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular. Quanto à análise de conteúdo procedeu-se à categorização dos dados em categorias e subcategorias, sendo posteriormente feita a sua análise. Em termos teóricos efetuámos o enquadramento da Política da Escola a Tempo Inteiro (ETI), no âmbito das políticas públicas de educação, a sua contextualização, problematização e implementação a par com o enquadramento do seu instrumento – o Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular. Na transferência de competências para os municípios, nomeadamente na Educação, fazemos uma incursão na ação do município na implementação da Escola a Tempo Inteiro. A implementação local da ETI é reveladora das implicações das características da política educativa local na especificidade do desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular nas escolas públicas. O município em estudo construiu o seu projeto educativo tendo em conta as especificidades do local, concretamente, dos Agrupamentos de Escolas do território concelhio, não obstante o respeito pelas diretrizes nacionais, aproximando a sua intervenção duma lógica de construção local das políticas educativa.