Browsing by Author "Pires, Ana Filipa Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: a construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infânciaPublication . Pires, Ana Filipa Ribeiro; Friães, RitaO presente relatório pretende partilhar, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida em contexto de jardim de infância (JI) durante aproximadamente quatro meses. Para além de reunir evidências da prática pedagógica, é também apresentado neste relatório, uma investigação que surgiu ao longo deste período e, por fim, é ainda apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da minha identidade e profissionalidade. Durante a prática em JI, surgiu de uma potencialidade do meio – integrar inúmeros locais de interesse físico e cultural – um interesse pessoal em – reforçar uma aproximação do jardim de infância à comunidade que o envolve – através de um plano de ação que contribuísse para um maior contacto das crianças com a comunidade local e o meio envolvente. Desta forma, considerando os propósitos com que parti, optei por realizar um estudo assente numa abordagem qualitativa ou interpretativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação, combinando diferentes técnicas de recolha e análise de informação e de dados qualitativos e quantitativos, de modo a: (i) compreender as potencialidades pedagógicas do contacto com a comunidade local e o meio envolvente para as crianças, (ii) promover um conjunto de ações pedagógicas em interação com a comunidade local e o meio envolvente, (iii) analisar o envolvimento das crianças no contacto efetivo com a comunidade local e ainda (iv) refletir sobre os contributos desse contacto e envolvimento para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante – registada em notas de campo –, a inquéritos por questionário às famílias das crianças, a entrevistas semiestruturadas à educadora cooperante e à diretora pedagógica e, ainda à análise documental. No que concerne ao tratamento dos dados e, considerando as características da informação recolhida, foi privilegiada a análise de conteúdo. Os dados reunidos indicam que a existência de uma relação positiva com a comunidade e, de um contacto com o meio envolvente, oferece às crianças possíveis aprendizagens não só sociais, como relativas às diversas áreas do seu desenvolvimento, como potencia também o desenvolvimento das suas competências mais precisamente no que respeita às dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais.