Browsing by Author "Pina, Mariana Ghira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Planear – fazer – rever: o que influencia as escolhas da criança no tempo de brincadeiraPublication . Pina, Mariana Ghira; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento visa espelhar, de um modo crítico e fundamentado, todo o trabalho desenvolvido no decorrer de um estágio com a duração de cerca de 4 meses, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, num contexto educativo em que se realiza uma abordagem ao modelo curricular High/Scope. No seguimento da observação e reflexão sobre o contexto socioeducativo, surge a pertinência em realizar uma investigação relativa à temática “Planear/Fazer/Rever: o que influencia as escolhas das crianças no tempo de brincar”, dando esta mesma temática nome ao presente relatório. Inscrevendo-se numa abordagem naturalista ou interpretativa, a investigação foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo registo de notas de campo, diálogos tido com as crianças de forma a compreender as suas motivações para as suas escolhas, registos de frequência de cada área, bem como a realização de testes sociométricos que avaliam as relações sociais do grupo. As principais conclusões deste estudo indicam que, no grupo observado, os materiais, as relações sociais e a própria exploração/brincadeira a desenvolver surgem como os principais fatores influenciadores da escolha da criança no momento de planear/fazer/rever, permitindo, assim, ao educador, conhecer de que forma pode, com intencionalidade pedagógica, organizar o tempo, espaço e materiais, de forma a diversificar as possibilidades de escolha da criança. Este relatório, consiste, portanto, num contributo fulcral para o desenvolvimento de uma prática profissional futura de observação, reflexão e investigação, enquanto futura educadora de infância.