Browsing by Author "Pessoa, Teresa"
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- iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básicoPublication . Almeida, Ricardo; Bigotte, Maria Emília; Gomes, Anabela; Pessoa, TeresaOs resultados obtidos pelos alunos do primeiro ciclo nas disciplinas de matemática e língua materna têm-se revelado preocupantes durante os últimos anos letivos. São várias as razões mencionadas para tal, porém as opiniões apontam no sentido da incapacidade dos alunos no que concerne à resolução de problemas, raciocínio lógico e atitude crítica. O Ministério da Educação propôs, em 2015/2016, em horário extra curricular a atividade de Iniciação à Programação com o intuito de promover nos alunos o desenvolvimento do pensamento computacional. Duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar nas disciplinas já referidas. O projeto em causa, tendo por base o currículo lectivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar os saberes teóricos escolares com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do Concelho de Coimbra. A implementação do projeto resultou em diferentes aplicações (jogos computacionais) definidas pelos alunos, abrangendo o conteúdo das disciplinas mencionada, mas concretizando esses saberes com as realidades socio-culturais e ambientais do concelho de Coimbra. O seguinte estudo demonstra os resultados obtidos relativos a cinco turmas do quarto ano no ano letivo 2015/2016 e seis turmas do quarto ano no letivo de 2016/2017, de acordo com a satisfação dos alunos e a monitorização e avaliação do projeto, desta iniciativa inovadora.
- Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da EducaçãoPublication . Almeida, Ricardo; Pessoa, TeresaO presente artigo refere uma experiência piloto realizada na licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi utilizada a ferramenta de programação visual Scratch para o desenvolvimento de projetos lúdicos, dinâmicos e pedagógicos. A utilização deste software permitiu, por um lado, melhorar o interesse e envolvimento nas tarefas, e por outro lado, ao nível do desenvolvimento profissional, potenciar a utilização do Scratch enquanto ferramenta de conceção e produção de materiais educacionais.