Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
iProgsiie-cied_2017_atas.pdf234.69 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os resultados obtidos pelos alunos do primeiro ciclo nas disciplinas de matemática e língua materna têm-se revelado preocupantes durante os últimos anos letivos. São várias as razões mencionadas para tal, porém as opiniões apontam no sentido da incapacidade dos alunos no que concerne à resolução de problemas, raciocínio lógico e atitude crítica. O Ministério da Educação propôs, em 2015/2016, em horário extra curricular a atividade de Iniciação à Programação com o intuito de promover nos alunos o desenvolvimento do pensamento computacional. Duas escolas da cidade de Coimbra optaram pela utilização do Scratch para a execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar nas disciplinas já referidas. O projeto em causa, tendo por base o currículo lectivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar os saberes teóricos escolares com os saberes práticos, promovendo os valores característicos do Concelho de Coimbra. A implementação do projeto resultou em diferentes aplicações (jogos computacionais) definidas pelos alunos, abrangendo o conteúdo das disciplinas mencionada, mas concretizando esses saberes com as realidades socio-culturais e ambientais do concelho de Coimbra. O seguinte estudo demonstra os resultados obtidos relativos a cinco turmas do quarto ano no ano letivo 2015/2016 e seis turmas do quarto ano no letivo de 2016/2017, de acordo com a satisfação dos alunos e a monitorização e avaliação do projeto, desta iniciativa inovadora.

Description

Keywords

Scratch tividade de enriquecimento curricular Satisfação Iniciação à programação

Citation

Almeida, R., Bigotte, M., Gomes, A., Pessoa, T. (2017) iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (109-113) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License