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Advisor(s)
Abstract(s)
Os resultados obtidos pelos alunos do primeiro ciclo
nas disciplinas de matemática e língua materna têm-se revelado
preocupantes durante os últimos anos letivos. São várias as razões
mencionadas para tal, porém as opiniões apontam no sentido da
incapacidade dos alunos no que concerne à resolução de problemas,
raciocínio lógico e atitude crítica. O Ministério da Educação propôs,
em 2015/2016, em horário extra curricular a atividade de Iniciação
à Programação com o intuito de promover nos alunos o
desenvolvimento do pensamento computacional. Duas escolas da
cidade de Coimbra optaram pela utilização do Scratch para a
execução do projeto com o objetivo de promover o sucesso escolar
nas disciplinas já referidas. O projeto em causa, tendo por base o
currículo lectivo do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende
interligar os saberes teóricos escolares com os saberes práticos,
promovendo os valores característicos do Concelho de Coimbra. A
implementação do projeto resultou em diferentes aplicações (jogos
computacionais) definidas pelos alunos, abrangendo o conteúdo das
disciplinas mencionada, mas concretizando esses saberes com as
realidades socio-culturais e ambientais do concelho de Coimbra. O
seguinte estudo demonstra os resultados obtidos relativos a cinco
turmas do quarto ano no ano letivo 2015/2016 e seis turmas do
quarto ano no letivo de 2016/2017, de acordo com a satisfação dos
alunos e a monitorização e avaliação do projeto, desta iniciativa
inovadora.
Description
Keywords
Scratch tividade de enriquecimento curricular Satisfação Iniciação à programação
Citation
Almeida, R., Bigotte, M., Gomes, A., Pessoa, T. (2017) iProg: Iniciação à Programação Estudo piloto em duas escolas do ensino básico in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (109-113) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais