Browsing by Author "Pessanha, Diogo Nuno Fernandes Alvares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das CiênciasPublication . Pessanha, Diogo Nuno Fernandes Alvares; Valente, BianorO presente relatório foi concebido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa e engloba uma reflexão sobre a totalidade do percurso desenvolvido ao longo da prática de intervenção. Neste encontra-se uma investigação impulsionada pelo desinteresse dos alunos nas aulas de Ciências Naturais. A mudança do modo como se ensina e como se organiza e estimula a aprendizagem, pode, entre outros elementos e recursos, passar pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de ensino e aprendizagem inovadora, focalizante e motivadora. Deste modo, concebeu-se então um estudo que permitisse explorar se o recurso às TIC constaria como um fator motivacional para a aprendizagem das Ciências Naturais. A amostra do estudo corresponde à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada referente ao 2.º ciclo, constituída por um grupo de vinte e seis alunos do 5.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os dez e os catorze anos de idade. A investigação foi elaborada em três grandes etapas, iniciadas pela construção e aplicação de um questionário com o objetivo de quantificar o nível de interesse inicial relativo à aprendizagem das Ciências, conceções sobre tecnologia e interesse na sua utilização em sala de aula. Posteriormente à aplicação do questionário, foi utilizado o recurso às TIC, para planificar e produzir materiais, atividades e aulas que promovessem o interesse e a motivação para a construção de conhecimentos na área das Ciências Naturais. Por fim, após a intervenção tecnológica, aplicou-se um questionário para aferir a perceção dos alunos face à utilização das TIC e avaliar eventuais alterações relativamente ao gosto pela aprendizagem das ciências de modo a verificar se existiu uma alteração na motivação dos alunos. Constatou-se um aumento na motivação dos alunos para a aprendizagem das ciências, dentro e fora da sala de aula.