Browsing by Author "Pereira, Teresa Costa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A escrita com função epistémica em projeto do 1.º ciclo do ensino básico de Lisboa: escrever enquanto processo de organização e construção do conhecimentoPublication . Pereira, Teresa Costa; Sousa, Otília; Matos, Denilson Pereira deA escrita é uma atividade muito valorizada na nossa sociedade. Se a leitura permite aceder ao saber, à organização da vida em sociedade, à cultura, etc, a escrita dá voz a quem escreve...
- Manuais escolares: textos e compreensao na leituraPublication . Pereira, Teresa Costa; Henriques, Gonçalo; Sousa, OtíliaOs manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral, como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de saberes, nas mais variadas áreas. O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam- se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento, com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada, criada especificamen e para este estudo. Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco valorizada.