Browsing by Author "Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno"
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- Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infânciaPublication . Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno; Friães, RitaEste relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O mesmo decorreu entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, em Jardim de Infância (JI) e numa organização educativa que cruza diferentes modelos pedagógicos (High Scope, Movimento da Escola Moderna [MEM] e Reggio Emilia), com acompanhamento de um grupo de 25 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. Apresenta-se como uma compilação de todo o trabalho, de intervenção e de investigação, desenvolvido com este grupo, enquanto educadora estagiária, com descrição, explicitação e reflexão pessoal sobre o modo como foi desenvolvido. É dado a conhecer todo o contexto socioeducativo, a ação pedagógica, e as intencionalidades que a sustentaram, a própria avaliação do processo de intervenção, bem como a repercussão que tiveram estes aspetos na construção da minha profissionalidade docente como educadora de infância. Este relatório apresenta ainda a investigação realizada no contexto, que recai sobre um momento da rotina das crianças, o momento das Comunicações. Tendo como principal objetivo compreender as potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens, e como forma de o efetivar, foram registadas as comunicações das crianças e analisados os seus discursos e interações, tendo em conta o papel que os pares e os adultos assumem nos momentos de comunicação. Salienta-se ainda que a investigação contempla um enquadramento teórico que desvenda a proveniência do momento das Comunicações, que é do MEM, e contextualiza-o no âmbito desse modelo pedagógico da educação pré-escolar, comprovando as suas potencialidades, bem como de fatores exteriores, para a construção das aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos, a investigação trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, recorrendo-se à utilização de diferentes técnicas de recolha e de análise de dados. A apresentação e discussão dos dados revela, por fim, a dinâmica do grupo no momento das Comunicações; as potencialidades a nível cognitivo, sociocultural e linguístico proporcionadas pelo momento e pelo ambiente envolvente; e os papéis que os pares e os adultos desempenham.