Browsing by Author "Pereira, Margarida Simons Sevivas Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre os resultados académicos a português e história e geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente a tarefas associadas a estas disciplinasPublication . Pereira, Margarida Simons Sevivas Mendes; Almeida, TiagoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte é apresentada uma descrição sintética da prática desenvolvida e a sua análise crítica e comparativa, tanto num contexto de 1.º como de 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, o período de observação e intervenção decorreu numa turma de 4.º ano de escolaridade, num estabelecimento de ensino internacional e, no 2.º ciclo, a Prática de Ensino Supervisionada foi em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, numa instituição de cariz privado. No segundo contexto, efetuou-se uma investigação que será apresentada ao longo da segunda parte do presente relatório. Esta investigação incide na relação entre os resultados académicos nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal e as emoções sentidas relativamente às tarefas associadas a estas mesmas disciplinas, em alunos do 5.º ano de escolaridade. De modo a responder-se a esta problemática, definiram-se como objetivos específicos do estudo: i) Compreender as emoções dos alunos face às disciplinas de Português e HGP; ii) Analisar uma relação entre os resultados académicos e as emoções dos alunos relativamente aos testes de avaliação formativa nas disciplinas de Português e HGP e iii) Identificar o que influencia a diferenciação perante as motivações dos alunos em ambas as disciplinas. De acordo com os objetivos definidos para a investigação, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com o recurso ao inquérito por questionário, seguido de análise estatística através da construção de tabelas e gráficos no Excel. Os resultados da investigação indicam que os resultados académicos obtidos nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal estão intimamente relacionados com as emoções e as motivações sentidas pelos alunos durante a realização das tarefas associadas às mesmas, o que se demonstrou fulcral de forma a ter uma atitude de maior atenção perante ambas aquando do início da minha intervenção docente.