Browsing by Author "Pereira, Joana Sofia Cavalheiro"
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- As conceções de amizade das crianças de uma sala de Jardim de InfânciaPublication . Pereira, Joana Sofia Cavalheiro; Simões, AnaO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada II, integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática decorreu entre os dias 7 de outubro de 2019 e 31 de janeiro de 2020 e foi concretizada num Jardim de Infância público, com um grupo de dezanove crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Neste relatório, inicialmente, apresento uma caracterização do contexto socioeducativo, sobre a qual refleti e que, posteriormente, me permitiu descrever, fundamentar, analisar e avaliar a minha prática pedagógica. Esta foi desenvolvida no contexto de Jardim de Infância, em que contactei com profissionais que me deram a oportunidade de desenvolver diversas competências e adquirir conhecimentos, fundamentais para a construção da minha identidade profissional. A componente investigativa também se encontra presente neste relatório, em que através de uma observação cuidada e atenta do contexto socioeducativo, especificamente, do grupo de crianças da sala A, surgiu a problemática – As conceções de Amizade das Crianças de uma Sala de Jardim de Infância. Desta forma, recorrendo à observação direta e à realização de entrevistas às crianças e à equipa educativa da sala A, pretendia (i) analisar as conceções das crianças sobre o conceito de amizade; (ii) analisar as relações de amizade deste grupo de crianças; e (iii) analisar as conceções da equipa educativa sobre as relações de amizade entre as crianças. Assim, a partir da análise dos dados, constatei que as crianças caracterizam a amizade como uma relação afetuosa, em que se transmitem afetos e em que a partilha é fundamental. As crianças associaram a este conceito sentimentos, como, alegria, felicidade e amor, mas também o relacionaram com o brincar e com o facto de ter/fazer amigos. Com esta investigação, consegui também analisar as suas relações de amizade, em que as crianças nomearam os seus amigos, demonstrando preferência por determinados pares e verifiquei que é através do brincar que se criam e mantêm as relações de amizade. Em suma, a amizade na infância exerce um papel fulcral no desenvolvimento holístico das crianças. Por fim, relativamente à construção da minha identidade profissional, no decorrer da PPS II refleti sobre a minha prática e priorizei alguns aspetos que considero relevantes para a concretização de uma prática de qualidade enquanto Educadora de Infância.