Browsing by Author "Pereira, Carlos António Gonçalves"
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- O cinema como linguagem: multiplicidade de interpretações... pluralidade de sujeitos...Publication . Pereira, Carlos António GonçalvesO presente texto é fruto do trabalho desenvolvido durante a unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx).
- “Fatias de tempo e fatias de espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da história e da geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)Publication . Pereira, Carlos António Gonçalves; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. O documento é, estruturalmente, constituído por duas partes correlacionadas: (i) caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas e desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB; e (ii) um estudo empírico, desenvolvido em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da falta de motivação, por parte dos alunos, nas aprendizagens referentes à História e à Geografia. Nesse sentido, o estudo apresenta-se vinculado à utilização do Cinema, enquanto recurso motivador, no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia. Este estudo explora a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do mundo em que vivem, a partir da análise de situações socialmente relevantes, visualizadas em obras cinematográficas e comparadas às realidades pessoais de cada participante. Configuram-se, enquanto objetivos do estudo: (i) reconhecer as potencialidades do Cinema, enquanto recurso motivador para o ensino e a aprendizagem da História e da Geografia; (ii) compreender a viabilidade da utilização do Cinema, como fonte histórico-geográfica; (iii) explorar as potencialidades da visualização de filmes na análise crítica em História e Geografia; e (iv) compreender os contributos do recurso ao Cinema para a formação de uma consciência histórico-geográfica. O escrutínio dos resultados atesta a análise crítica das dimensões de manipulação do tempo histórico, de mudança e causalidade espaciotemporal e de compreensão histórico-geográfica, como aquelas com maior nível de leitura e interpretação das mensagens veiculadas pelos filmes. O Cinema concretiza-se, portanto, enquanto fonte histórico-geográfica viável, potencializadora do pensamento crítico, face a questões socialmente relevantes, ancorado numa maior motivação e engajamento, por parte dos alunos. Verifica-se, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência histórico-geográfica.