Browsing by Author "Pereira, Ana"
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- Da teoria à prática: intervenção pedagógica em desporto durante a pandemia covid-19Publication . Pereira, Ana; Nunes, PauloA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) disponibiliza aos interessados formação de quadros intermédios e superiores na área do Desporto, dotando os estudantes de conhecimentos que permitam intervir nas áreas do exercício e saúde, gestão do desporto, desportos de natureza ou em áreas afins, com competências profissionais diferenciadas para investigar e intervir, utilizando evidência científica no que concerne às Ciências do Desporto. A pandemia da COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, apresenta repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica numa perspetiva global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos, políticos e culturais. Consequentemente, várias medidas de saúde pública foram implementadas nos países afetados visando conter e mitigar a disseminação da doença. A necessidade de distanciamento físico fez com que esta pandemia tenha impacto na sociedade e em particular no desporto, causando o cancelamento e adiamento de treinos, competições e eventos desportivos. Os problemas motivados pelo Coronavírus na educação manifestaram-se somente na impossibilidade de realização de aulas presenciais. Com a pandemia e o isolamento social, muitas empresas não tiveram outra saída a não ser fechar os seus negócios, justificado pelo surgimento de uma crise económica e social sem precedentes, onde o Ensino Superior, mais propriamente a formação em Desporto, não foge à regra. As aulas presenciais foram suspensas, devido ao aumento de casos e surgimento de novas variantes da COVID-19, aliados à insegurança latente na comunidade académica atendendo aos relacionamentos em espaços exíguos, com fluxos elevados de trabalhadores docentes, não docentes e estudantes, independentemente das determinações/orientações da Organização Mundial da Saúde, vertidas para Portugal pela Direção Geral de Saúde. A mudança nas rotinas afetou as formas de trabalhar e/ou estudar que foram ajustadas, na maioria dos casos, para a tipologia de Ensino a Distância, exigindo uma adaptação significativa para estudantes e docentes, num espaço temporal muito curto. Assim, adequar a prática pedagógica inerente à formação intermédia e superior em desporto, tem sido um imperativo no contexto da pandemia. Todo o contexto académico que intervém na formação em desporto teve de se adaptar e tomar medidas extraordinárias complementares, visando minimizar os efeitos da COVID-19. Desta forma, a análise do tempo de aula, o comportamento do professor/ treinador/a, o comportamento da/o estudante/atleta, feedback pedagógico, clima de aula, valor das atividades propostas e comportamentos inapropriados, apesar de terem sido desenvolvidos em contextos adaptados pelos/as discentes, constituíram o modelo de ensino-aprendizagem durante a pandemia COVID-19. Com o presente artigo pretende-se partilhar conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas aplicadas no contexto da pandemia, no âmbito da formação em Desporto existente na ESE-IPS. Para o efeito, aplicar-se-á a análise documental como método privilegiado, integrando em si um conjunto de técnicas de análise de dados qualitativos, visando a produção de conhecimentos, novas formas de compreender os fenómenos sociais e dar a conhecer o modo como estes têm sido desenvolvidos.
- A narrative review on the reduction of effective dose to a paediatric patient by using different combinations of kVp, mAs and additional filtration whilst maintaining image qualityPublication . Bloomfield, Charlotte; Boavida, Filipa; Chabloz, Diane; Crausaz, Emilie; Huizinga, Elsbeth; Hustveit, Hanne; Knight, Heidi; Pereira, Ana; Harsaker, Vanja; Schaake, Wouter; Visser, RuurdThis paper reviews the literature for lowering of dose to paediatric patients through use of exposure factors and additional filtration. Dose reference levels set by The International Commission on Radiological Protection (ICRP) will be considered. Guidance was put in place in 1996 requires updating to come into line with modern imaging equipment. There is a wide range of literature that specifies that grids should not be used on paediatric patients. Although much of the literature advocates additional filtration, contrasting views on the relative benefits of using aluminium or copper filtration, and their effects on dose reduction and image quality can vary. Changing kVp and mAs has an effect on the dose to the patient and image quality. Collimation protects adjacent structures whilst reducing scattered radiation.
- Reducing effective dose to a paediatric phantom by using different combinations of kVp, mAs and additional filtration whilst maintaining image qualityPublication . Bloomfield, Charlotte; Boavida, Filipa; Chabloz, Diane; Crausaz, Emilie; Huizinga, Elsbeth; Hustveit, Hanne; Knight, Heidi; Pereira, Ana; Harsaker, Vanja; Schaake, Wouter; Visser, RuurdPurpose: To determine whether using different combinations of kVp and mAs with additional filtration can reduce the effective dose to a paediatric phantom whilst maintaining diagnostic image quality. Methods: 27 images of a paediatric AP pelvis phantom were acquired with different kVp, mAs and additional copper filtration. Images were displayed on quality controlled monitors with dimmed lighting. Ten diagnostic radiographers (5 students and 5 experienced radiographers) had eye tests to assess visual acuity before rating the images. Each image was rated for visual image quality against a reference image using 2 alternative forced choice software using a 5-point Likert scale. Physical measures (SNR and CNR) were also taken to assess image quality. Results: Of the 27 images rated, 13 of them were of acceptable image quality and had a dose lower than the image with standard acquisition parameters. Two were produced without filtration, 6 with 0.1mm and 5 with 0.2mm copper filtration. Statistical analysis found that the inter-rater and intra-rater reliability was high. Discussion: It is possible to obtain an image of acceptable image quality with a dose that is lower than published guidelines. There are some areas of the study that could be improved. These include using a wider range of kVp and mAs to give an exact set of parameters to use. Conclusion: Additional filtration has been identified as amajor tool for reducing effective dose whilst maintaining acceptable image quality in a 5 year old phantom.