Browsing by Author "Peixoto, Beatriz Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Release Technique como estratégia metodológica potenciadora de espontaneidade nas aulas de Práticas Complementares de Dança - Composição Coreográfica com alunos do 3º ciclo da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Peixoto, Beatriz Oliveira; Marques, Ana SilvaEste relatório final de estágio foi construído nas Unidades Curriculares Estágio I e II no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (6ª edição) da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa como conclusão deste ciclo de estudos. A prática pedagógica, inerente ao estágio, foi desenvolvida na Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais durante o ano letivo 2017-2018 com o 3º Ciclo do Ensino Artístico Especializado da Dança (7º e 8º Anos), no âmbito da disciplina Práticas Complementares de Dança - Criação Coreográfica. A amostra foi composta por um total de 16 alunas divididas em duas turmas distintas. Este estágio planejou, substancialmente, a valorização da espontaneidade do movimento durante a formação em contexto Especializado da Dança enquanto potencial capacidade a ser trabalhada na fase da adolescência. A abordagem a partir da utilização de premissas fundamentais da Release Technique funcionou como recurso metodológico e alicerce para concretização deste objetivo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado com base na investigação-ação, de forma a realizar uma intervenção auto avaliativa por parte da estagiária durante todo o processo das etapas do estágio. A avaliação e a reflexão de material recolhido teve métodos qualitativos como suporte e instrumentos de recolha de dados que incluíram tabelas de observação, diários de bordo, memorandos analíticos e um questionário. Os resultados e as conclusões que se destacaram ao final da investigação referem-se à relevância de criação de um espaço e de tempo em sala de aula suficientes para desenvolver a proximidade dos alunos à seus próprios corpos, o encorajamento à autonomia, à partilha e o acolhimento dos diversos pontos de vista, notadamente, durante a adolescência.