Browsing by Author "Pedro, Ana Filipa"
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- A perceção espacial e a sua influência na compreensão da criação em site-specific na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunos do 5º ano do curso básico de dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de ArtesPublication . Pedro, Ana Filipa; Fernandes, JoãoO presente relatório pretende apresentar o desenvolvimento do estágio, realizado no ano letivo de 2019/2020, nas Unidades Curriculares Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (8ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado com alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes (OL|CA). A temática do estágio surgiu, numa primeira instância, da crescente solicitação à instituição para participação e apresentação de trabalhos coreográficos em contextos informais, muito presentes no panorama do Ensino Artístico Nacional. Num segundo plano, assomou com o intuito de desenvolver, no Ensino Artístico Especializado, corpos versáteis, preparados para enfrentar o mercado de trabalho. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no sentido de promover a perceção e consciência do espaço não convencional, quer em estúdio quer no exterior do mesmo e até nas habitações dos alunos. Pretendeu-se ainda promover o desenvolvimento artístico, criativo e o interesse sobre o trabalho de Composição Coreográfica com os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança da mesma instituição. A intervenção foi efetivada na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, onde foram aplicadas estratégias pedagógicas advindas dos princípios da metodologia de Investigação-Ação. A seleção dos instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação, vídeo, inquérito por questionário e diários de bordo, permitiram recolher dados sobre a dinâmica de grupo, a capacidade de improvisação e criação e a perceção e consciencialização das competências espaciais dos alunos. Dadas as circunstâncias, apesar da pandemia do SARS-CoV-2 (Covid-19) e do desenvolvimento do estágio ter sofrido alterações, concluiu-se que os alunos adquiriram competências de perceção espacial, compreendendo o que é a criação em site-specific.