Browsing by Author "Palma, Vanessa Luzia Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do marketing sustentável na criação de vantagem competitiva e na satisfação dos consumidores: o caso do LidlPublication . Palma, Vanessa Luzia Rodrigues; Machado, Ana TeresaPerante a crescente preocupação ambiental dos consumidores, o marketing sustentável demonstra ser cada vez mais pertinente na gestão das empresas. Uma estratégia ambiental pode constituir uma vantagem competitiva e um meio de atingir rentabilidade a longo prazo, atrair novos clientes e fornecedores. Um eixo estratégico do Lidl consiste na proteção do planeta, através da aplicação de práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor, sendo, em algumas, pioneiro em Portugal. O estudo propôs-se a averiguar o contributo das práticas de marketing sustentável, de foro ambiental, como fator crítico de sucesso para a criação de vantagem competitiva e a satisfação dos consumidores, no caso do Lidl. Para responder ao seu objetivo, utilizou-se o método quantitativo com um questionário online a 241 indivíduos, no qual avaliaram várias insígnias e responderam sobre a satisfação, o conhecimento das práticas sustentáveis do Lidl e atitude face à sustentabilidade. Os resultados identificaram fatores determinantes de escolha de lojas de retalho alimentar e as vantagens competitivas de diferentes insígnias, inclusive a confirmação da superioridade competitiva do Lidl nas práticas sustentáveis e a influência na satisfação com esta marca. Verificou-se o efeito moderador da atitude face à sustentabilidade, que reforça a relação entre as práticas sustentáveis e a satisfação das práticas sustentáveis na satisfação com a marca Lidl dos consumidores, tal como a detenção do Lidl dessa vantagem competitiva.