Browsing by Author "Palhete, Catarina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As emoções como estímulo para a melhoria da performance das danças do exame de grau 5 da Royal Academy of Dance, com os alunos do 2º e 3º ano de dança (foco clássico) do Conservatório de Dança do Vale de SousaPublication . Palhete, Catarina; Amorim, VeraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio I e II, inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. A sua aplicação prática situou-se no ano letivo de 2022/2023. A implementação deste relatório incidiu no 2º e 3º ano do Ensino Artístico Especializado (EAE), na escola cooperante Conservatório de Dança do Vale de Sousa (CDVS), integrado na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O seu tema relacionou-se com a utilização de estímulos emocionais para melhorar a performance das danças do exame de grau 5 da Royal Academy of Dance (RAD). O principal objetivo foi desenvolver nos alunos uma consciência interpretativa, comunicativa, expressiva e de projeção de movimento quando é necessário contar ao público uma história utilizando apenas um corpo em movimento. Para tal, os alunos foram estimulados a perceber o que é uma emoção, como o nosso corpo interpreta essa emoção e como podemos transpor essa emoção para o movimento. A metodologia de investigação utilizada foi a de investigação-ação (I-A) por estar associada uma prática reflexiva que visa melhorar uma ação ou determinada situação. (C. M. P. Coutinho, 2013) A motivação para este relatório surgiu de uma análise efetuada ao longo dos 12 anos de experiência da professora estagiária, que concluiu que o trabalho da performance é muitas vezes descuidado ou quase inexistente para se dar mais ênfase ao trabalho de execução técnica do movimento. O corpo deixa de ser um instrumento com capacidade interdisciplinar de transmitir uma mensagem e movimento, para ser só movimento; um corpo sem alma.
