Browsing by Author "Pacheco, Catarina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aplicação de exercícios do programa Progressing Ballet Technique para a promoção da consciência e estabilização do core, na disciplina de Técnica de Dança Clássica no 3º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Dança do Vale do SousaPublication . Pacheco, Catarina; Graça, CristinaO presente relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, ao longo do ano letivo 2021-2022. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 3º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa, e teve como objetivo principal a aplicação de exercícios do programa Progressing Ballet Technique (PBT) para a promoção da consciência e estabilização do core, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). Sendo a estabilização do core essencial para a técnica de dança, utilizou-se, neste estudo, algum tempo da aula de Técnica de Dança Clássica para a promoção deste aspeto. O programa PBT trabalha a técnica clássica através do treino da memória muscular, requerida pelos diferentes movimentos, sendo o trabalho do core um dos seus aspetos essenciais e tornando-se assim pertinente a sua aplicação nas aulas de TDC. Utilizando uma metodologia de investigação-ação este estágio passou por três grandes fases: a observação estruturada, a participação acompanhada e a lecionação supervisionada. Para perceber o contributo da aplicação deste programa foram usados como instrumentos de recolha de dados, o diário de bordo, grelhas de observação, inquéritos por questionário, registo audiovisual e a análise documental. Foi possível perceber que os alunos estabeleceram um paralelismo entre PBT e TDC e verificou-se que houve uma melhoria da consciência do core em exercícios de dança clássica bem como maior ativação muscular desta zona, com maior controlo dos movimentos na secção do centro e maior estabilidade e controlo da postura em movimento. Apesar de cada turma ter um contexto diferente e por isso não se aconselhar a que este modelo seja tal e qual replicado, sem ter em consideração os objetivos da turma, considera-se que o PBT foi, e é, um contributo para a promoção da consciência e estabilização do core na Técnica de Dança Clássica.