Browsing by Author "Oliveira, Mariana Gomes de"
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- O abandono das representações tradicionais de género binário na comunicação de marcas de cuidado de pele: o caso The OrdinaryPublication . Oliveira, Mariana Gomes de; Veríssimo, JorgeNuma sociedade em constante mudança, observamos alterações em valores e conceitos tão presentes na nossa vida e que nunca pensámos ver alterados. Gerações mais jovens, como a Geração Z, estão, agora, a questionar conceitos tão estabelecidos e abertamente aceites como a existência ou não de um género binário. Crescemos com ideia pré-definidas de que o cor-de-rosa é para meninas, o azul para meninos. Os cheiros limpos e florais para as mulheres. Os aromas almiscarados, com notas de amadeiradas e picantes para os homens. As mulheres devem pintar o cabelo assim que o primeiro branco se torna reconhecível. Os homens envelhecem “como o vinho do Porto”. As alterações ao conceito de género estão a impactar, entre outras áreas como a moda ou a maquilhagem, o cuidado pessoal e o cuidado de pele. As marcas mais recentes procuram adoptar uma comunicação mais neutra e que quebre com a ideia de que apenas as mulheres cuidam da sua pele. Encontramos hoje marcas que adotam uma comunicação cujo público-alvo são todos os consumidores que procurem um cuidado de pele, independentemente do seu género. O presente trabalho foca-se no estudo, primeiramente, do que nos levou até aqui. Das questões de género, teoria de género ao feminismo, procuramos perceber como a história construiu o caminho sobre o qual estamos a caminhar. Olhamos para a publicidade e como historicamente o homem e a mulher foram representados. Por fim, estudamos a geração que está no centro de todo este tumulto, a Gen Z. Quem são, porque querem mudar o mundo e porque é que as marcas estão a seguir os seus passos. Para tal olhamos para uma marca em especial The Ordinary. Sobre a marca, que ocupa papel de estudo de caso nesta investigação, observamos a sua história e missão. Analisamos ainda três campanhas que provam uma adoção de uma comunicação de género mais neutra e fluída, ao encontro das imposições da geração Z. De forma a aprofundar o nosso conhecimento sobre todas as questões mencionadas, realizamos quatro entrevistas, semi-estruturadas, quatro indivíduos de diferentes idades e géneros. Tais entrevistas são um auxílio à examinação de como a ideia de género não-binário, gender-fluid, se encontra ou não presente na sociedade portuguesa. Num tema ainda pouco explorado no contexto português, o estudo sobre o abandono das representações tradicionais de género por parte de marcas de cuidado de pele assume-se de importância extrema, quer pela pertinência do tema na nossa sociedade, quer pelas mudanças a que assistimos constantemente, diariamente. Desta forma, esta investigação contribui para o conhecimento da área e oferece insights valiosos para marcas e marketing das áreas mencionadas.