Browsing by Author "Oliveira, Margarida de Jesus Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos de ensino-aprendizagem sem recurso a notação musicalPublication . Oliveira, Margarida de Jesus Rodrigues; Vaz, João; Cardoso, FranciscoResumo I (Prática pedagógica) - A primeira parte deste trabalho consiste na descrição do Relatório de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de Especialização em Órgão, efetuado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo 2018/2019, em exercício das minhas funções de docência e em observação não estruturada nas aulas da professora Inês Machado. Como previsto, no início do ano letivo selecionaram-se três alunos de níveis diferentes e, com base nos programas vigentes no CMAC, elaboraram-se planos anuais para cada um deles, tendo em conta as suas capacidades físicas e cognitivas. Com o intuito principal de fortalecer sobretudo as competências auditivas, motoras e expressivas, foi desenvolvido o projeto “Ensino-aprendizagem musical sem recurso a notação”. Tal foi conseguido com a exploração de uma nova abordagem no ensino do órgão, nomeadamente aprendendo a “tocar de ouvido”, ao invés de uma metodologia mais tradicional focada na partitura. A procura de estratégias para ensinar sem recurso a notação implicou, entre outros, uma melhor preparação de aulas assim como uma maior dinâmica em aula. No final desta secção, é feita uma reflexão acerca dos resultados do projeto, assim como do impacto do mesmo nos alunos e professoras.