Browsing by Author "Oliveira, Luís Manuel Botelho"
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- Curvas de experiência, alterações tecnológicas e vantagens competitivasPublication . Oliveira, Luís Manuel BotelhoO objectivo deste trabalho é o de clarificar, com a ajuda de algumas ferramentas matemáticas básicas, o conceito de curva de aprendizagem/experiência (um instrumento analítico que permite a estimação da taxa de aprendizagem quer ao nível estritamente individual, quer ao nível das organizações), analisar os diferentes tipos de aprendizagem no seio das organizações industriais e o modo como eles podem interagir, e mostrar os efeitos que o “aprender fazendo” e o “aprender investigando” podem ter sobre as curvas de experiência. O trabalho debruça-se também sobre as limitações das curvas de experiência e destaca o impacte estratégico que essas curvas podem na aquisição de vantagens competitivas pelas empresas pioneiras.
- Learning by doing e curva de aprendizagem: um estudo empírico aplicado em MicroeconomiaPublication . Oliveira, Luís Manuel BotelhoEste trabalho constitui a continuação do projecto de investigação iniciado pelo autor em 2013 e insere-se no seu Projecto Académico Individual para 2014, ao abrigo dos Artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCAL). O primeiro objectivo do trabalho, à semelhança do que aconteceu com o estudo de 2013, é o de demonstrar a existência de uma importante correlação entre a repetição de tarefas muito semelhantes e a capacidade de aprendizagem. Pretende-se concretamente mostrar que o modo de aprendizagem designado por learning by doing (LBD) ou «aprender fazendo» pode ser, cumpridas certas condições, um factor determinante para o progresso de aprendizagem. O segundo objectivo é o de estimar a taxa de aprendizagem com base nos resultados obtidos com este estudo empírico. O projecto foi desenvolvido em três turmas de Microeconomia (TCCD21, TCCD23 e TCCD24), do Curso de Contabilidade e Administração, no ISCAL, entre Fevereiro e Maio de 2014. Na Introdução referem-se os aspectos essenciais que determinaram a escolha desta temática, nomeadamente, os relacionados com a taxonomia de Bloom. No Capítulo 1 indica-se a metodologia utilizada: escolha da amostra, número e tipo de tarefas submetidas aos estudantes e modo de as classificar. No Capítulo 2 apresentam-se os resultados elaborados e tratados a partir das tarefas efectuadas pelos estudantes e a estimação da curva e dos rácios de aprendizagem. No Capítulo 3 faz-se uma análise transversal, comparando-se os resultados obtidos em duas perguntas do 1º Teste de Avaliação, pelos alunos que participaram neste projecto, com os resultados obtidos por aqueles que não participaram ou desistiram do projecto. Por fim, faz-se o resumo e retiram-se as conclusões.
- Learning by doing e curva de aprendizagem: uma aplicação na esfera da MicroeconomiaPublication . Oliveira, Luís Manuel BotelhoEste trabalho constitui a segunda parte do projecto de investigação a que o autor se comprometeu aquando da apresentação, em Outubro de 2011, do seu Projecto Académico Individual, ao abrigo dos Artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCAL). O primeiro objectivo deste trabalho é o de demonstrar a existência de uma forte correlação entre a repetição de tarefas muito semelhantes e a capacidade de aprendizagem. Mais concretamente, pretende-se mostrar que o modo de aprendizagem designado por learning by doing (LBD) ou «aprender fazendo» pode ser, desde que se cumpram certas condições, um factor determinante na melhoria da aprendizagem dos alunos. O segundo objectivo é o de estimar a taxa de aprendizagem a partir dos resultados obtidos. O projecto foi desenvolvido em três turmas de Microeconomia (TCCD21, TCCD22 e TCCD24), do Curso de Contabilidade e Administração, no ISCAL, entre Fevereiro e Maio de 2013. Na Introdução referem-se os aspectos essenciais que determinaram a escolha desta temática, nomeadamente, os relacionados com a taxonomia de Bloom. No Capítulo 1 refere-se a metodologia utilizada: escolha da amostra, número e tipo de tarefas submetidas aos estudantes e modo de as classificar. No Capítulo 2 apresentam-se os resultados elaborados e tratados a partir das tarefas efectuadas pelos estudantes e a estimação da curva e dos rácios de aprendizagem. No Capítulo 3 tenta-se uma análise transversal simplificada, comparando-se os resultados obtidos numa pergunta do 1º Teste (Temática 1) pelos 19 alunos com os restantes (aqueles que não participaram ou desistiram do projecto). Finalmente, faz-se o resumo e retiram-se as conclusões.