Browsing by Author "Oliveira, Filipa Raquel"
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- A problemática das dedilhações de forquilha no ensino básico de flauta de biselPublication . Oliveira, Filipa Raquel; Soares, Pedro CoutoResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio curricular supervisionado do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa foi realizado no âmbito da minha actividade enquanto docente de flauta de bisel do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC) no ano lectivo 2016/2017. O relatório divide-se em duas secções; a primeira consiste numa reflexão sobre a minha prática pedagógica no CRAMC, o que permitiu obter uma perspectiva mais aprofundada acerca das estratégias pedagógicas realizadas com três alunos de diferentes níveis do curso de flauta de bisel: 4.º Ano de Iniciação, 7.º Ano (3.º grau) e 12.º Ano (8º grau). Inicialmente, é apresentada uma caracterização geral da Instituição de ensino e das suas estruturas organizativas, obtendo-se assim uma contextualização em que decorreu a prática pedagógica e das condições logísticas para a mesma se concretizar. De forma a obter material para reflectir sobre os diferentes aspectos da minha actividade docente, para cada aluno, foi feito o registo em vídeo de três aulas; elaborados 30 planos de aula; e um plano anual. Neste relatório estão incluídos também outros materiais, como cartazes e programas de concertos/audições, referentes a actividades realizadas no decurso do ano lectivo especificado, que traduzem um aumento da dinâmica pedagógica da classe de flauta de bisel, bem como concertos pedagógicos, estágios de consort de flautas e intercâmbios com outras escolas. Nesta secção encontram-se também resumidas as práticas pedagógicas desenvolvidas com cada um dos alunos, relacionando-as com os resultados obtidos, no plano do progresso técnico-musical no instrumento. A secção I termina com a análise crítica da atividade docente e a respectiva conclusão, o que resultou numa reflexão sobre os pontos fortes e fracos das estratégias utilizadas, numa perspectiva de conseguir melhorar o nível de qualidade do processo ensino/aprendizagem.