Browsing by Author "Nunes, Suzana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A dança popular portuguesa tradicionalPublication . Nunes, Suzana; Amorim, VeraO presente estudo teve como principal objetivo constituir-se como um contributo para o ensino da Dança Popular Portuguesa Tradicional (DPPT) em contexto educativo infantil, propondo uma metodologia para a abordagem da área em causa. Foi realizada uma análise sobre o valor pedagógico, educacional e cultural da aplicação da DPPT. Para além da necessária pesquisa documental, o estudo centrou-se na recolha de registos escritos e audiovisuais de diversas DPPT junto de fontes fidedignas tendo a aplicação dos conteúdos adquiridos sido concretizada em contexto educacional. Toda a análise resultou num documento intuito pedagógico que tem como objectivo mais amplo constituir-se como um contributo para a preservação e divulgação da DPPT.
- A dança tradicional portuguesa como ferramenta facilitadora da consciência espacial no trabalho de corpo de baile na disciplina de repertório clássico: 3º ano - Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Nunes, Suzana; Nascimento, VandaO presente Relatório de Estágio teve como objetivo principal fazer um estudo exploratório no ano letivo 2022/2023, que incidiu no desenvolvimento da consciência espacial no trabalho de corpo de baile, na disciplina de Repertório Clássico, do 3º ano do ensino artístico especializado, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, com recurso à aprendizagem e exploração das Danças Tradicionais Portuguesas. A metodologia de investigação que desenvolvemos durante o Estágio, apoiou-se em técnicas e instrumentos da Investigação-Ação, obedecendo a etapas (de planificação, observação, ação, avaliação e reflexão), com a aplicação dos diversos instrumentos de recolha de dados (tabela de observação, diário de bordo, entrevistas, questionários e recolha de registos audiovisuais). Alcançou-se com o Estágio, uma análise sobre o valor pedagógico das Danças Tradicionais Portuguesas e como estas potenciaram o desenvolvimento de competências performativas, nomeadamente a consciência espacial nos alunos do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Repertório Clássico.